Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorSIQUEIRA, Rafael-
dc.date.issued2005-09-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2574-
dc.description.abstractIn the current environment of high competitiveness, the Supply Chain Management has a basic role in costs reduction and customer care improvement, in order to get competitive advantages for the organizations. Within this management methodology, the relationship management with customers and suppliers are two of the main operational strategies for the improvement of the competitiveness in the organizations. The objective of this work is to confront theoretical and practical aspects of the Supplier Relationship Management in an organization from the telecommunication area. Due to deep dependency on its nets of suppliers, this organization uses the SRM (Supplier Relationship Management) methodology. This is a direct consequence of the outsourcing of some stages of its productive process, happened in the last years. The main treated aspects at work were the relationship processes, the strategic alliances, the human factor involved with the relationships and the use of information technology between the companies. Survey results indicate that, in a general way, the concepts of relationship with the suppliers found in literature are well lined up with the desire of the leaders (management). However, an imbalance exists between these desires and what is currently happening in the company. This imbalance happens when the organization is in an intermediary state with relation to the degree of development of the strategic alliances with its suppliers, partially applying techniques and tools of integration. In the same way, the human factor in relationship with the suppliers does not receive in the company the same value given by scientific literature. On the other hand, exists a deep inclination of the surrounded ones with the relationship processes with suppliers for the implantation of an ample and modern SRM policy. That policy will be able to improve the financial results of the company. As a main result from the survey, the change of the perception that the company has of its suppliers stands out. That is migrating from a simple link of the supply chain for a new way that adds value to the business.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGerenciamento do relacionamento com fornecedores (SRM)pt_BR
dc.subjectGerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM)pt_BR
dc.titleGerenciamento do relacionamento com fornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2021-11-17-
dc.date.available2021-11-17T12:50:39Z-
dc.date.accessioned2021-11-17T12:50:39Z-
dc.creator.Lattes999999999pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Renato da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9161092505168234pt_BR
dc.description.resumoNo atual ambiente de alta competitividade, o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM, do inglês, Supply Chain Management) tem papel fundamental na redução de custos e na melhoria do atendimento ao cliente, de maneira a obter vantagens competitivas para as organizações. Dentro desta abordagem de gerenciamento destacam-se a gestão de relacionamento com clientes e com fornecedores como duas das principais estratégias operacionais para melhoria da competitividade nas organizações. O objetivo deste trabalho é confrontar aspectos teóricos do Gerenciamento do Relacionamento com Fornecedores (SRM, do inglês, Supplier Relationship Management) com a prática em uma organização do setor de telecomunicações. Essa organização se utiliza do SRM devido à profunda dependência de sua rede de fornecedores, como conseqüência direta da terceirização de várias etapas do seu processo produtivo ocorrida nos últimos anos. Os principais aspectos abordados no trabalho foram os processos de relacionamento, as alianças estratégicas, os fatores humanos envolvidos nos relacionamentos e o uso da tecnologia da informação entre as empresas. Os resultados da pesquisa indicam que, de modo geral, os conceitos de relacionamento com os fornecedores encontrados na literatura estão bem alinhados com os anseios dos dirigentes. No entanto, existe uma defasagem entre esses anseios e o que acontece atualmente na empresa, uma vez que a organização se encontra em um estágio intermediário com relação ao grau de desenvolvimento de alianças estratégicas com seus fornecedores, aplicando parcialmente técnicas e ferramentas de integração. Da mesma forma, os fatores humanos no relacionamento com fornecedores não recebem na empresa o mesmo valor dado pela literatura científica. Por outro lado, existe uma profunda predisposição dos envolvidos com os processos de relacionamento com fornecedores para a implantação de uma política de SRM ampla e moderna, que poderá melhorar os resultados financeiros da empresa. Como resultado mais relevante da pesquisa, ressalta-se a mudança da percepção que a empresa têm de seus fornecedores, que está migrando de um simples elo de ligação da cadeia de suprimentos para um novo caminho que agrega valor aos negócios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesSIQUEIRA, Rafael. Gerenciamento do relacionamento com fornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicações. 2005. 136 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005.pt_BR
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