Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorANDRADE, Helberth Jander de-
dc.date.issued2015-10-29-
dc.identifier.citationANDRADE, Helberth Jander de. Uma análise da aprendizagem do Gerenciamento de Tempo em projetos baseada na utilização de um jogo. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/257-
dc.description.abstractExiste uma demanda de renovação do processo de ensino e aprendizagem motivado principalmente pelo grau de tecnologia disseminada entre os estudantes contemporâneos; diante deste contexto surgem as metodologias ativas de ensino, como a Aprendizagem Baseada em Jogos, para incluir processos de experimentação e interatividade social. Focado na área de gerenciamento do tempo em projetos e contribuindo para a formação de profissionais qualificados, propõe-se a criação e aplicação de um jogo educativo que, potencialmente, reduza a taxa de insucesso de projetos devido à falha humana. O objetivo desta dissertação foi analisar a aplicabilidade da aprendizagem baseada em jogos focada no gerenciamento de projetos na área de conhecimento de gestão do tempo aplicado ao processo de desenvolvimento de produtos, propiciando aos alunos experiências com grande proximidade às principais ocorrências práticas do dia-a-dia da gestão de projetos. Os sete processos de gestão do tempo foram priorizados por especialistas e pelo método AHP (Processo de Análise Hierárquica) tem-se como os mais relevantes: Controlar o cronograma (43,6%); Estimar os recursos das atividades (22,2%); Estimar as durações das atividades (16,3%). Adotou-se neste trabalho a pesquisa-ação onde foram executados três ciclos de aplicação do jogo; as análises estatísticas e observações dos pesquisadores apontam uma melhor assimilação do conhecimento pelos participantes de elevada experiência profissional, ainda é notório que o melhor desempenho das equipes no jogo é obtido por meio de uma ação interdependente entre os processos de gestão do tempo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleUma análise da aprendizagem do Gerenciamento de Tempo em projetos baseada na utilização de um jogo.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages145 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseGerenciamento do Tempopt_BR
dc.keywords.portugueseGestão de Projetospt_BR
dc.keywords.portugueseDesenvolvimento de Produtospt_BR
dc.keywords.portugueseAprendizagem Baseada em Jogospt_BR
dc.keywords.englishTime managementpt_BR
dc.keywords.englishProject Managementpt_BR
dc.keywords.englishNew Product Developmentpt_BR
dc.keywords.englishGame-Based Learningpt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Carlos Eduardo Sanches da-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.pg.areaQualidade e Produtospt_BR
dc.date.available2016-01-08T12:15:26Z-
dc.date.accessioned2016-01-08T12:15:26Z-
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_andrade1_2015.pdf4,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.