Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorFERNANDES, Fernando Marques-
dc.date.issued2006-02-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2582-
dc.description.abstractIn this work, a computational method for the blade shape design of centrifugal impellers is presented. The method is based on the use of aerodynamic loading criteria and optimization techniques. The flow model is considered two-dimensional, incompressible and irrotational and the corresponding solutions are obtained numerically by means of a straight panel method with linear vortex distributions. With the pressure an flow coefficients fixed, the shape design is carried out by means of the maximization of the local Richardson number subject to constrains over a shape factor, defined in this work. Both the maximum Richardson number and an optimum range for the shape factor are computed with the distributions of the relative velocities and pressures on the blade. A relatively narrow range was obtained for the shape factor (between 0,8 and 0,9) for pumps and fans with specific speeds between 100 and 400. In various examples, one verifies that the proposed method is able to recover the blade shape of actual centrifugal impellers of good performance and also to adequately modify the blade shape in response to required variations of the flow and pressure coefficients.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurbomáquinapt_BR
dc.subjectRotor centrífugopt_BR
dc.subjectTraçado de páspt_BR
dc.subjectTécnicas de otimizaçãopt_BR
dc.titleTraçado de pás de rotores centrífugos usando critérios de carregamento aerodinâmico e técnicas de otimizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2021-11-17-
dc.date.available2021-11-17T19:37:11Z-
dc.date.accessioned2021-11-17T19:37:11Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1018347584858822pt_BR
dc.contributor.advisor1MANZANARES FILHO, Nelson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3703215687960139pt_BR
dc.contributor.advisor-co1OLIVEIRA, Waldir de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7226409561260413pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, apresenta-se um método computacional de projeto para o traçado de pás de rotores centrífugos de máquinas de fluxo geradoras. O método baseia-se na utilização de critérios de carregamento aerodinâmico e técnicas de otimização. Adota-se o modelo de escoamento bidimensional, incompressível e irrotacional, cujas soluções são obtidas numericamente através de um método de painéis retos com distribuições lineares de vórtices. As pás do rotor são consideradas infinitamente finas. Fixados os coeficientes de pressão e de vazão do rotor, o traçado das pás resultantes é obtido pela maximização do número de Richardson local com restrições sobre um fator de forma da pá, proposto no trabalho. Tanto o número de Richardson máximo como a faixa ótima do fator de forma são calculados com as distribuições de velocidades relativas e de pressões na superfície da pá. Obteve-se uma faixa relativamente estreita do fator de forma (entre 0,8 e 0,9) para uma gama bastante variada de bombas e ventiladores centrífugos de bom desempenho com rotações específicas entre 100 e 400. Através de diversos exemplos, verificou-se que o método proposto é capaz de recuperar o traçado das pás de rotores centrífugos reais de bom desempenho, além de modificar adequadamente aquele traçado em função de variações requeridas dos coeficientes de vazão e de pressão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.relation.referencesFERNANDES, Fernando Marques. Traçado de pás de rotores centrífugos usando critérios de carregamento aerodinâmico e técnicas de otimização. 2006. 87 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2006.pt_BR
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