Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorBARROS, Robledo Wakin-
dc.date.issued2005-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2614-
dc.description.abstractThe aim of increase the electrical energy generation, together with the need of decreasing the pollution emission, has given force to the alternative sources of energy. The Stirling Engines have gotten forces again mainly because of its possibility to use some different kinds of fuel sources. This present work gives a presentation of the Stirling engines Technology, the possibilities and the state of the art, presenting important recently published papers. The Solo 161 Stirling engine is presented in detail, and valuated experimental and theoretical. In the experimental valuation some tests with different fuels (GLP and natural gas) were done and were possible to get the performance of the engine with these two kinds of fuel. It was evaluated the electric performance and CHP (Combined Heat and Power) In CHP analysis it was considered the heater of the water in the heat exchanger of the engine. In the theoretical valuation, was used the Schmidt Theory and the Prosa software. The comparison between test results and the ones obtained with the Schmidt model and the Prosa software were presented. It was too presented the Stirling engine model Viebach, with 500W of power, using waste as fuel, and all problems and some increasing were suggested.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotores Stirlingpt_BR
dc.subjectSolo 161pt_BR
dc.subjectTeoria de Schmidtpt_BR
dc.subjectSoftware prosapt_BR
dc.subjectMotores de combustão externapt_BR
dc.titleAvaliação teórica e experimental do motor Stirling modelo solo 161 operando com diferentes combustíveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2021-11-24-
dc.date.available2021-11-24T13:13:49Z-
dc.date.accessioned2021-11-24T13:13:49Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4871070926345583pt_BR
dc.contributor.advisor1LORA, Electo Eduardo Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5479717772667720pt_BR
dc.description.resumoA busca pela ampliação da geração de energia elétrica, aliado a necessidade de redução de emissões de poluentes, vem dando força às fontes alternativas de energia. O uso de motores Stirling vem ganhando forças novamente principalmente devido à sua possibilidade de usar diversas fontes de combustível. O presente trabalho faz uma apresentação da tecnologia de motores Stirling, suas possibilidades e estado da arte, sendo apresentados importantes trabalhos publicados recentemente. O motor Stirling Solo 161 é apresentado mais detalhadamente, sendo avaliado teórica e experimentalmente. Na avaliação experimental, foram feitos testes com diferentes combustíveis, GLP e gás natural, e pôde-se obter o desempenho do motor para estes dois combustíveis. Avaliou-se a eficiência elétrica e de cogeração do motor. Para a avaliação da cogeração, considerou o aquecimento de água pelo trocador de calor do motor. Na avaliação teórica, fez-se uso da teoria de Schmidt e do software Prosa. Apresenta-se a comparação entre os resultados dos testes e os obtidos com os modelos de Schmidt e o software Prosa. Também é apresentado o trabalho realizado com o motor Stirling Viebach, de 500W de potencia, utilizando biomassa (resíduo de madeira) como combustível e todas as dificuldades encontradas e as melhorias sugeridas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.relation.referencesBARROS, Robledo Wakin. Avaliação teórica e experimental do motor Stirling modelo solo 161 operando com diferentes combustíveis. 2005. 143 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005.pt_BR
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