Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/261
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | OLIVEIRA, Dessano Plum de | - |
dc.date.issued | 2015-02-26 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Dessano Plum de. Desenvolvimento e avaliação de um curso aberto massivo online sobre Anatomia baseado em redundância, interatividade e estilos de coaprendizagem. 2015. 223 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/261 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa dedica-se em revelar resultados sobre o desenvolvimento e avaliação de um Curso Massivo Aberto Online (MOOC), sobre Anatomia baseado em redundância, interatividade e estilos de coaprendizagem. Esta tecnologia foi desenvolvida e aplicada com o intuito de resolver o problema do acesso à educação para centenas ou milhares de pessoas com estilos de aprendizagem diferentes. Trata-se de um espaço virtual de ensino e aprendizagem adaptativo, que atende os diferentes estilos de aprendizagem por meio da redundância, da interatividade, da flexibilidade do sistema e do compartilhamento da informação. Desta forma, foi desenvolvido um website permitindo aos alunos escolherem qual estilo de coaprendizagem querem utilizar, proporcionando autonomia e flexibilidade através da interatividade e redundância do conteúdo, possibilitando o acesso de várias formas e formatos. Avaliou-se também o comportamento dos alunos a partir de seu fluxo e também do uso dos recursos multimídias. Para tanto, foi adaptado e aplicado um questionário semi-estruturado a uma amostra de alunos e professores do curso de Biologia e de Enfermagem, respectivamente da Universidade Federal de Itajubá e da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, no período de 01 a 30 de Novembro do ano de 2014. Nestas condições, também foi observado o comportamento dos alunos a partir das etapas de interatividade rastreadas pelo Google Analytics. Este recurso permitiu avaliar o comportamento dos alunos com base na capacidade de alternância entre os estilos de coaprendizagem calculado e sugerido pelo questionário eletrônico incorporado ao MOOC, utilizado para adaptar o conteúdo proposto para a aula. Desta forma, podê-se observar aspectos técnicos relacionados ao desenvolvimento do MOOC com o uso de um artefato de software (webacappela4). Nestas condições, os resultados servem de reflexão para o uso e a aplicação de tecnologias permitindo aos alunos exercerem a autonomia com base na coaprendizagem, auxiliando e promovendo novas formas de ensinar e aprender em espaços formais e não formais de ensino. Os resultados deste trabalho de investigação também convergem para o aprimoramento e a utilização de recursos multimídia capazes de atender os vários estilos de aprendizagem a partir da interatividade e da redundância do conteúdo. Buscou-se também, apresentar dados que mostrem a capacidade de alternância dos alunos a partir do processo de interatividade rastreado pelo Google Analytics. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e avaliação de um curso aberto massivo online sobre Anatomia baseado em redundância, interatividade e estilos de coaprendizagem. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 223 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | MOOC | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Anatomia | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Coaprendizagem | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Interatividade | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Redundância | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Recursos multimídia | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Curso Massivo Aberto Online | pt_BR |
dc.keywords.english | Anatomy | pt_BR |
dc.keywords.english | Colearning | pt_BR |
dc.keywords.english | Interactivity | pt_BR |
dc.keywords.english | Redundancy | pt_BR |
dc.keywords.english | Multimedia resources | pt_BR |
dc.orientador.principal | KIRNER, Cláudio | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2016-01-14T12:19:01Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-14T12:19:01Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_oliveira4_2015.pdf | 4,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.