Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Dessano Plum de-
dc.date.issued2015-02-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Dessano Plum de. Desenvolvimento e avaliação de um curso aberto massivo online sobre Anatomia baseado em redundância, interatividade e estilos de coaprendizagem. 2015. 223 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/261-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa dedica-se em revelar resultados sobre o desenvolvimento e avaliação de um Curso Massivo Aberto Online (MOOC), sobre Anatomia baseado em redundância, interatividade e estilos de coaprendizagem. Esta tecnologia foi desenvolvida e aplicada com o intuito de resolver o problema do acesso à educação para centenas ou milhares de pessoas com estilos de aprendizagem diferentes. Trata-se de um espaço virtual de ensino e aprendizagem adaptativo, que atende os diferentes estilos de aprendizagem por meio da redundância, da interatividade, da flexibilidade do sistema e do compartilhamento da informação. Desta forma, foi desenvolvido um website permitindo aos alunos escolherem qual estilo de coaprendizagem querem utilizar, proporcionando autonomia e flexibilidade através da interatividade e redundância do conteúdo, possibilitando o acesso de várias formas e formatos. Avaliou-se também o comportamento dos alunos a partir de seu fluxo e também do uso dos recursos multimídias. Para tanto, foi adaptado e aplicado um questionário semi-estruturado a uma amostra de alunos e professores do curso de Biologia e de Enfermagem, respectivamente da Universidade Federal de Itajubá e da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, no período de 01 a 30 de Novembro do ano de 2014. Nestas condições, também foi observado o comportamento dos alunos a partir das etapas de interatividade rastreadas pelo Google Analytics. Este recurso permitiu avaliar o comportamento dos alunos com base na capacidade de alternância entre os estilos de coaprendizagem calculado e sugerido pelo questionário eletrônico incorporado ao MOOC, utilizado para adaptar o conteúdo proposto para a aula. Desta forma, podê-se observar aspectos técnicos relacionados ao desenvolvimento do MOOC com o uso de um artefato de software (webacappela4). Nestas condições, os resultados servem de reflexão para o uso e a aplicação de tecnologias permitindo aos alunos exercerem a autonomia com base na coaprendizagem, auxiliando e promovendo novas formas de ensinar e aprender em espaços formais e não formais de ensino. Os resultados deste trabalho de investigação também convergem para o aprimoramento e a utilização de recursos multimídia capazes de atender os vários estilos de aprendizagem a partir da interatividade e da redundância do conteúdo. Buscou-se também, apresentar dados que mostrem a capacidade de alternância dos alunos a partir do processo de interatividade rastreado pelo Google Analytics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de um curso aberto massivo online sobre Anatomia baseado em redundância, interatividade e estilos de coaprendizagem.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages223 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseMOOCpt_BR
dc.keywords.portugueseAnatomiapt_BR
dc.keywords.portugueseCoaprendizagempt_BR
dc.keywords.portugueseInteratividadept_BR
dc.keywords.portugueseRedundânciapt_BR
dc.keywords.portugueseRecursos multimídiapt_BR
dc.keywords.portugueseCurso Massivo Aberto Onlinept_BR
dc.keywords.englishAnatomypt_BR
dc.keywords.englishColearningpt_BR
dc.keywords.englishInteractivitypt_BR
dc.keywords.englishRedundancypt_BR
dc.keywords.englishMultimedia resourcespt_BR
dc.orientador.principalKIRNER, Cláudio-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2016-01-14T12:19:01Z-
dc.date.accessioned2016-01-14T12:19:01Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_oliveira4_2015.pdf4,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.