Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/263
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | COSTA, Letícia Fernandes | - |
dc.date.issued | 2015-02-27 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Letícia Fernandes. Aprendizagem dos Riscos do Processo de Desenvolvimento de Produtos Baseada em Jogos. 2015. 190 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/263 | - |
dc.description.abstract | Devido à disseminação da tecnologia, os estudantes de hoje aprendem em ritmos e padrões mais acelerados quando comparados aos de seus pais ou professores. Isso os leva a ter expectativas de ensino superior diferentes da educação que, de fato, recebem – o que possivelmente afetará seu desempenho ao iniciarem suas carreiras profissionais, pelo fato de não terem tido experiência anterior sobre como ser criativos e inovadores em ambientes complexos. A fim de diminuir essa lacuna entre o que a indústria deseja de atributos em um engenheiro recém-formado e o que a universidade entrega, se faz necessária uma adequação das ementas curriculares para incorporar as prioridades dos alunos de hoje, adotando novas formas de ensinar, que encorajarão o envolvimento desses jovens. É neste contexto no qual surgem metodologias ativas de ensino, como a Aprendizagem Baseada em Jogos, para incluir processos de experimentação e interatividade social. Também chamada de gamificação, antes de adotá-la é fundamental avaliar quais são os benefícios e desvantagens do seu uso; explorar implementações atuais e possibilidades futuras; e compreender melhor a fundamentação teórica por trás desta metodologia. Por essa razão, este trabalho tem como objetivo identificar e priorizar os riscos inerentes ao Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), que permitam aperfeiçoar um jogo para ensino e aprendizagem destes conceitos. Para tanto, utilizou-se a pesquisa-ação para condução de três ciclos de aplicação do objeto de estudo: um jogo para construção de uma torre. As análises estatísticas dos dados coletados buscam verificar se houve melhora no número de acertos dos participantes depois da realização do jogo; se houve melhora na percepção dos jogadores em relação ao seu nível de conhecimento em PDP; e identificar oportunidades de melhoria da unidade de análise para replicações futuras. Acredita-se que o objeto de estudo possa contribuir para a formação conceitual e prática de seus participantes por permitir a experimentação em um ambiente seguro de um problema encontrado no dia a dia de empresas reais. Espera-se que este trabalho contribua também teoricamente, ao endossar o material acerca de Aprendizagem Baseada em Jogos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem dos Riscos do Processo de Desenvolvimento de Produtos Baseada em Jogos. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 190 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Riscos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Desenvolvimento de Produtos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Aprendizagem Baseada em Jogos | pt_BR |
dc.keywords.english | Risks | pt_BR |
dc.keywords.english | Product Development | pt_BR |
dc.keywords.english | Game-Based Learning | pt_BR |
dc.orientador.principal | SILVA, Carlos Eduardo Sanches da | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.pg.area | Qualidade e Produtos | pt_BR |
dc.date.available | 2016-01-14T13:00:21Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-14T13:00:21Z | - |
dc.publisher.department | IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_costa1_2015.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.