Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Diego Eugenio Fernandes-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2845-
dc.description.abstractThe teaching and learning of programming, in general, has proven to be a challenge for students of computer and related courses, since they present challenges and require complex skills, such as logical-mathematical reasoning, for their good development. Furthermore, the traditional teaching model is not able to motivate students and arouse their interest in the topic. There is, therefore, a need for the actors involved in education to review their way of teaching, integrating information and communication technologies in education in the same way as they are present in our daily lives. In this sense, the use of an Open Educational Resource (OER) not only has the potential to contribute to the modernization of the current teaching model, but also to collaborate on improving the quality of education. The tool proposed herein, the REA-LP, aims to facilitate studying and retention of content related to the discipline of programming logic at the technical level, by presenting its content through various types of media, such as audio, video, text, and static and dynamic images. Therefore, the tool allows students to actively participate in the construction of their knowledge, favoring engagement and motivation, in addition to enabling the review of content considered essential for the proper development of the discipline. To assess the perception of use by students and its impact on the study of algorithms and programming logic, as well as to evaluate the resource pedagogically, an empirical study was carried out with 39 students of an informatics technical course integrated with secondary school. In the research, some questionnaires were applied, as well as focus groups interviews and a performance test were carried out. The results allow concluding that the tool was very well accepted, being effective in its function of facilitating and assisting students in their learning, motivation, and interest in classes, mainly due to the way in which the content is presented at REA-LP, with emphasis on animated media and review modules, exceeding their expectations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectLógica de programaçãopt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.titleRecurso educacional aberto para o estudo de algoritmos e lógica de programação: uma abordagem no ensino técnico integrado ao médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-01-14-
dc.date.available2022-01-14T12:39:40Z-
dc.date.accessioned2022-01-14T12:39:40Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4046834225552309pt_BR
dc.contributor.advisor1SEABRA, Rodrigo Duarte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1450824752280712pt_BR
dc.description.resumoO ensino e a aprendizagem de programação, de modo geral, têm se provado um desafio para discentes de cursos de informática e afins, pelo fato de apresentarem desafios e requererem habilidades complexas, como raciocínio lógico-matemático, para o seu bom desenvolvimento. Ademais, o modelo tradicional de ensino enfrenta dificuldades em motivar os alunos e despertar seu interesse pelo tema. Há, portanto, uma necessidade de os atores envolvidos na educação revisarem seu modo de ensinar, integrando as tecnologias da informação e comunicação na educação da mesma forma que estão presentes no cotidiano. Nesse sentido, o uso de um Recurso Educacional Aberto (REA) não só tem o potencial de contribuir para a modernização do atual modelo de ensino, mas também colaborar para a melhoria da qualidade da educação. A ferramenta proposta neste trabalho, o REA-LP, tem como objetivo facilitar o estudo e a retenção de conteúdos relacionados à disciplina de lógica de programação em nível técnico, ao apresentar seu conteúdo por meio de variados tipos de mídias, tais como, áudios, vídeos, textos e imagens estáticas e dinâmicas. Por conseguinte, a ferramenta permite que os discentes participem ativamente da construção de seu conhecimento, favorecendo o engajamento e a motivação, além de possibilitar a revisão de conteúdos considerados essenciais para um bom desenvolvimento da disciplina. Com o intuito de avaliar a percepção de uso por parte dos discentes e o seu impacto no estudo de algoritmos e lógica de programação, bem como avaliar o recurso pedagogicamente, foi realizado um estudo empírico com 39 estudantes de um curso técnico de informática integrado ao ensino médio. Na pesquisa foram aplicados alguns questionários, bem como foram realizadas entrevistas com grupos focais e um teste de desempenho. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que a ferramenta obteve ótima aceitação, sendo eficaz em sua função de facilitar e auxiliar os alunos em seu aprendizado, motivação e interesse nas aulas, devido, principalmente, à forma pela qual o conteúdo é apresentado no REA-LP, com destaque para as mídias animadas e os módulos de revisão, superando suas expectativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesPEREIRA, Diego Eugenio Fernandes. Recurso educacional aberto para o estudo de algoritmos e lógica de programação: uma abordagem no ensino técnico integrado ao médio. 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação.) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2022001.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.