Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2846
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMACHADO, Oswaldo Henrique de Oliveira-
dc.date.issued2021-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2846-
dc.description.abstractThe information quality is an important pillar for the work between companies and customers to be assertive. The correct registration of customers is essential for procedural sales and logistics problems to be minimized. A registration error can cause non-sale of products to problems at logistical and fiscal levels. The study has the objective to improve the information quality in the process of changing the registration of customers in a beverage industry company. In view of the need to carry out an applied research, made use of a method focused on improving the quality of information (TDQM - Total Data Quality Management). The research will provide the review and change of existing processes pointing to the opportunity for improvements throughout the work focused on the quality of information. For greater interaction with the theme and to know more about it, a literature review on information quality and cases of practical application of the theme were verified. As a result of the work, there was the creation of new processes of data collection and management, creation of metrics and identification of the dimensions of quality information that most adhered to the work (temporality, relevance, reputation and data quality). The work also presents suggestions for improvement and applied them in the target company of the study. The study demonstrates that the quality of the company's information improves by 59.1% comparing the information quality index before and after the application of the TDQM. It is also noteworthy that there is no single way to use the dimensions of information and that the context and the needs of the moment are decisive for choosing one dimension or another.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualidade da informaçãopt_BR
dc.subjectDimensões da qualidade da informaçãopt_BR
dc.subjectTDQMpt_BR
dc.titleMelhoria da qualidade da informação do cadastro dos clientes em uma empresa no ramo de bebidaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-01-14-
dc.date.available2022-01-14T15:33:00Z-
dc.date.accessioned2022-01-14T15:33:00Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8337781091873625pt_BR
dc.contributor.advisor1FAVARETTO, Fábio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6818699281130228pt_BR
dc.description.resumoA qualidade da informação é um importante pilar para que o trabalho entre empresas e clientes sejam assertivos. O cadastro correto dos clientes é fundamental para que problemas processuais de vendas e logísticos sejam minimizados. Um erro cadastral pode ocasionar desde a não venda de produtos a até problemas a níveis logísticos e fiscais. O estudo tem o objetivo de melhorar a qualidade da informação do processo de alteração de cadastro dos clientes em uma empresa no ramo de bebidas. Tendo em vista a necessidade de realizar uma pesquisa aplicada fez uso de um método focado na melhoria da qualidade da informação (TDQM - Gestão da Qualidade Total dos Dados). A pesquisa propiciará a revisão e mudança dos processos existentes apontando oportunidade de melhorias ao longo do trabalho focada na qualidade da informação. Para maior interação com o tema e conhecer mais a respeito, foram feitas revisão da literatura sobre qualidade da informação e verificados casos de aplicação prática do tema. Como resultado do trabalho, houve a criação de novos processos de coleta e gestão dos dados, criação de métricas e identificação das dimensões da qualidade informação que mais se aderiram ao trabalho (temporalidade, relevância, reputação e qualidade dos dados). O trabalho também apresenta sugestões para melhoria e as aplicou na empresa alvo do estudo. O estudo demonstra que a qualidade a informação da empresa melhora em 59,1% comparando o índice de qualidade da informação antes e após a aplicação do TDQM. Destaca-se também que não existe uma única forma de utilizar as dimensões da informação e que o contexto e a necessidade do momento são decisivos para escolher uma ou outra dimensão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPPG - Programas de Pós Graduação - Itajubápt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesMACHADO, Oswaldo Henrique de Oliveira. Melhoria da qualidade da informação do cadastro dos clientes em uma empresa no ramo de bebidas. 2021. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2021215.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.