Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorOLIVEIRA, Juliani Flavia de-
dc.date.issued2022-03-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3281-
dc.description.abstractThis investigation aimed to analyze how inclusive education is proposed in the Pedagogical Projects of Courses (PPC) of degree in Biological Sciences of the federal universities of the state of Minas Gerais. For this, a qualitative research of the documentary type was carried out, having as material for analysis, the PPC of the 17 mapped licensure courses. The data were analyzed based on the analysis of qualitative data by Robert Yin, which made it possible to recompose the data in terms of the “places” intended for the discussion of the topic in the curricula and the “purposes” associated with its presence in the disciplines. Regarding places, it was evident that the theme is addressed in mandatory curricular components, optional curricular components and in the space of extracurricular activities. Of the 78 disciplines identified, 79.5% (62) are mandatory disciplines, while only 20.5% (16) are optional, which shows a beginning of recognition of the theme of inclusive education in the surrounded territory of the curricula of Biology teacher training. It is noteworthy that this achievement of spaces in the curriculum was also represented by the diversity of purposes associated with the presence of the theme that could be identified and analyzed. These were organized into six categories, namely: i) Learn about Libras and aspects of education for the deaf; ii) Have teaching experience with PAEE students; iii) Train the Biology teacher to create inclusive didactic proposals; iv) Understand inclusive education in its different aspects; v) Reflect inclusion/exclusion beyond school; and vi) Develop scientific research on special education. It is expected that the analyzes constructed in this work will support future updates in the curricular structures of teacher training courses, mainly by pointing out and analyzing different paths for the inclusion of the theme inclusive education in the curricula. This will make it possible to transcend the space/time of the Libras discipline and focus on resources and teaching materials, in which inclusive education has been restricted.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA temática da educação inclusiva em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em ciências biológicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-04-25-
dc.date.available2022-04-25T11:06:14Z-
dc.date.accessioned2022-04-25T11:06:14Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0377589974722068pt_BR
dc.contributor.advisor1FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9785887550619619pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetivou analisar de que forma a educação inclusiva é proposta nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de licenciatura em Ciências Biológicas das universidades federais do estado de Minas Gerais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo documental, tendo como material de análise os PPC dos 17 cursos de licenciatura mapeados. Os dados foram analisados baseando-se na análise de dados qualitativos proposta por Robert Yin, o que permitiu que os dados fossem recompostos quanto aos “lugares” destinados à discussão da temática nos currículos e quanto aos “propósitos” associados à sua presença nas disciplinas. Acerca dos lugares, evidenciou-se que a temática é abordada em componentes curriculares obrigatórios, componentes curriculares optativos e no espaço das atividades extracurriculares. Das 78 disciplinas identificadas, 79,5% (62) são disciplinas de cunho obrigatório, enquanto 20,5% (16) são disciplinas de cunho optativo, o que evidencia um início do reconhecimento da temática da educação inclusiva no cercado território dos currículos de formação de professores de Biologia. Destaca-se que esta conquista por espaços no currículo também foi representada pela diversidade de propósitos associados à presença da temática que puderam ser identificados e analisados. Estes foram organizados em seis categorias, a saber: i) Aprender sobre a Libras e sobre aspectos da educação de alunos surdos; ii) Experienciar a docência com alunos PAEE; iii) Instrumentalizar o professor de Biologia para a criação de propostas didáticas inclusivas; iv) Compreender a educação inclusiva em seus diferentes aspectos; v) Refletir a inclusão/exclusão para além da escola; e vi) Desenvolver pesquisas científicas sobre a educação especial. Espera-se que as análises construídas neste trabalho subsidiem futuras atualizações nas estruturas curriculares dos cursos de formação de professores, principalmente ao apontar e analisar diferentes caminhos para a inserção da temática da educação inclusiva nos currículos, permitindo, assim, transcender ao espaço/tempo da disciplina de Libras e ao enfoque nos recursos e materiais didáticos, os quais a educação inclusiva tem sido cerceada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesOLIVEIRA, Juliani Flavia de. A temática da educação inclusiva em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em ciências biológicas. 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022.pt_BR
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