Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3288
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMESSIAS, Thais Vilas Boas-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3288-
dc.description.abstractThe recent Covid-19 pandemic highlighted the important role of scientific communication in promoting the population's access to up-to-date information on science and technology, enabling people to make informed decisions on matters related to this topic. This research aimed to analyze the presence of elements of the Science-Technology-Society (STS) approach in popularization of science texts (PST) of the Pesquisa FAPESP magazine that addressed the theme Coronavirus, discussing its potential and limitations for STS education in the context of the science teaching. The research is qualitative and documental approach. The corpus consisted of 17 PST, related to the theme Coronavirus, published from 2020 to February 2021 in Pesquisa FAPESP magazine. The PST were analyzed using a priori categories defined in an instrument for analyzing of STS aspects in TDC. From the results obtained, several elements of the STS approach were found in the analyzed texts, especially discussions related to the functioning of science and its role in society. The study allowed us to identify in the TDCs great potential to work on the Coronavirus theme, within the CTS perspective, in science teachingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbordagem CTSpt_BR
dc.subjectTextos de divulgação científicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectCovid 19pt_BR
dc.titleAbordagem ciência-tecnologia-sociedade em textos da revista pesquisa FAPESP que abordaram o tema coronavíruspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-04-28-
dc.date.available2022-04-28T19:05:51Z-
dc.date.accessioned2022-04-28T19:05:51Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7112773055197409pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2800602875373171pt_BR
dc.description.resumoA recente pandemia de Covid-19 evidenciou o importante papel da divulgação científica em promover o acesso da população a informações atualizadas sobre ciência e tecnologia, possibilitando às pessoas tomar decisões conscientes sobre assuntos relacionados a essa temática. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a presença de elementos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em textos de divulgação científica (TDC) da revista Pesquisa FAPESP que abordaram o tema Coronavírus, discutindo suas potencialidades e limitações para a educação CTS no contexto do ensino de ciências. A pesquisa é de abordagem qualitativa e do tipo documental. O corpus foi constituído por 17 TDC, relacionados ao tema Coronavírus, publicados no período de 2020 a fevereiro de 2021. Os TDC foram analisados por meio de categorias a priori definidas em um instrumento de análise de aspectos da abordagem CTS em TDC. Dos resultados obtidos, foram encontrados vários elementos da abordagem CTS nos textos analisados, sobretudo discussões relacionadas ao funcionamento da ciência e seu papel na sociedade. O estudo permitiu identificar nos TDC grandes potencialidades para trabalhar o tema Coronavirus, dentro da perspectiva CTS, no ensino de ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesMESSIAS, Thais Vilas Boas. Abordagem ciência-tecnologia-sociedade em textos da revista Pesquisa FAPESP que abordaram o tema coronavírus. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2022072.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.