Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSONEGO, Helen Cristine Martins-
dc.date.issued2022-03-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3294-
dc.description.abstractHistory shows us that the Deaf have traveled, and still do, a great way to be included in society. With several striking impacts on this trajectory, it is possible to record historical moments of great changes for the Deaf community. This research is defined as State of the Art, which aims to analyze Theses and Dissertations found on the Capes portal, related to the use (or absence) of Libras signs in the teaching of Science at the levels of High School and Elementary School. The searches on the Theses and Dissertations website had as keywords: “Deaf” AND “Sciences” AND “Signs”. 733 works were found and, for the selection of these works, a time cut was made from 2008 to 2018. The justification for this cut is found in the 10 years of the National Special Education Policy from the perspective of inclusive education. Of this cut, 582 works remained, of which 19 were selected, based on the objectives of the present research, for analysis; 16 dissertations and 3 theses. Based on the analysis of such research, the present work offers a systematic portrait of the directions taken by researchers on this issue and in that relevant period. Some data that we can highlight are the perception, in most of the works analyzed, of the need to create signs of Libras in Science, and its effective creation by the works; the perception of a deficiency of teachers regarding their knowledge of Libras and the little interaction between all agents involved in the inclusion of deaf students in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectEstado da artept_BR
dc.titleO uso de sinais de libras no ensino de ciências sob a perspectiva de teses e dissertaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-05-04-
dc.date.available2022-05-04T10:39:27Z-
dc.date.accessioned2022-05-04T10:39:27Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0133745770850796pt_BR
dc.contributor.advisor1FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9785887550619619pt_BR
dc.description.resumoA história nos mostra que os Surdos percorreram, e ainda percorrem, um grande caminho para serem incluídos na sociedade. Com vários impactos marcantes nesta trajetória, é possível registrar momentos históricos de grandes mudanças para a comunidade Surda. Esta pesquisa se define como Estado da Arte, que tem como objetivo analisar Teses e Dissertações encontradas no portal da Capes, relacionadas ao uso (ou ausência) de sinais de Libras no ensino de Ciências nos níveis de ensino Médio e Fundamental. As buscas no site de Teses e Dissertações tiveram como palavras-chave: “Surdos” AND “Ciências” AND “Sinais”. Foram encontrados 733 trabalhos e, para seleção destes trabalhos, foi feito um recorte temporal de 2008 a 2018. A justificativa deste recorte se encontra nos 10 anos de vigência da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva. Deste recorte restaram 582 trabalhos, dos quais foram selecionados, baseados nos objetivos da presente pesquisa, 19 trabalhos para análise; sendo 16 dissertações e 3 teses. Baseado na análise de tais pesquisas, o presente trabalho oferece um retrato sistemático acerca das direções tomadas pelas pesquisas nessa questão durante o período. Alguns dados que podemos destacar são a percepção, na maioria dos trabalhos analisados, da necessidade da criação de sinais de Libras em Ciências, e a sua efetiva criação por parte dos trabalhos; a percepção de uma deficiência dos professores quanto ao seu conhecimento de Libras e a pouca interação entre todos os agentes envolvidos na inclusão dos alunos surdos na sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesSONEGO, Helen Cristine Martins. O uso de sinais de libras no ensino de ciências sob a perspectiva de teses e dissertações. 2022. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2022077.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.