Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorBRAGA, Valéria Maria Gomes-
dc.date.issued2022-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3295-
dc.description.abstractThe incorporation of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the school environment has proved to be necessary and viable, favoring the teaching and learning processes of students at various levels of education, including those belonging to the target audience of special education. The production of digital material with narrative approach by students is part of this context. It presents itself as a promising pedagogical resource for the use of DICT and can also be used with students with Autism Spectrum Disorder (ASD) for learning of science content. The approximation of Science Education from an inclusive perspective with the DICT and narrative thinking deserves to be reflected by/at the school and, in this sense, investigations in this area are relevant. The aim of this study is to describe and analyze the mediation process of students with ASD in the production of digital material with narrative approach related to science contents. The study is part of qualitative research. The methodological path included a survey on the subject in the database of dissertations and theses of CAPES, the observation of science classes in the 8th grade of elementary school and the mediation process for the production digital material with narrative approach, performed during meeting with two students with ASD. By the end of the process, these students performed an oral presentation of the materials they produced themselves. Data processing and analysis followed the phases suggested by Yin (2016), related to qualitative research. Through mediation it was possible to contextualize science content, providing students with the opportunity to build knowledge related to the subject, some of which are associated with ASD. The production process of the digital material highlighted the importance of narrative for the construction of the adolescent’s identity, evidencing a cyclical process of self-knowledge in which narrating produces the self as much as it is produced by the self. The use of the computer and the internet enabled the students with ASD to learn about digital literacy. We highlight the cooperation among students during the production of the digital material with narrative approach.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)pt_BR
dc.subjectPensamento narrativopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autista (TEA)pt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autista (TEA)pt_BR
dc.titleReflexões acerca da produção de materiais digitais por estudantes com TEA para a aprendizagem de conteúdos de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-05-10-
dc.date.available2022-05-10T10:51:01Z-
dc.date.accessioned2022-05-10T10:51:01Z-
dc.contributor.advisor1FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9785887550619619pt_BR
dc.contributor.advisor-co1RODRIGUES, Alessandra-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9144795450225559pt_BR
dc.description.resumoA incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em ambiente escolar tem se mostrado necessária e viável, favorecendo os processos de ensino e de aprendizagem de estudantes de vários níveis de escolaridade, incluindo os pertencentes ao público-alvo da educação especial (PAEE). A produção de material digital com abordagem narrativa pelos estudantes se insere nesse contexto. Apresenta-se como um recurso pedagógico promissor de utilização das TDIC podendo ser utilizado também com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para a aprendizagem de conteúdos de ciências. A aproximação da Educação em Ciências na perspectiva inclusiva com as TDIC e o pensamento narrativo merece ser refletida pela/na escola e, nesse sentido, investigações nessa área mostram-se pertinentes. O objetivo deste estudo é o de descrever e analisar o processo de mediação de estudantes com TEA na produção de material digital com abordagem narrativa relacionado a conteúdos de ciências. O estudo insere-se no âmbito da pesquisa qualitativa. O percurso metodológico contemplou um levantamento sobre o tema no banco de dissertações e teses da CAPES, a observação de aulas de Ciências no 8º ano do Ensino Fundamental e o processo de mediação para a produção de material digital com abordagem narrativa realizado durante encontros com dois estudantes com TEA. Ao final do processo, os estudantes realizaram uma apresentação oral dos materiais digitais produzidos. O tratamento e a análise dos dados seguiram as fases sugeridas por Yin (2016), relacionadas à pesquisa qualitativa. A partir das mediações, foi possível a contextualização de conteúdos de ciências, oportunizando aos estudantes a construção de conhecimentos relacionados à disciplina, sendo alguns associados ao TEA. O processo de produção do material digital revelou a importância da narrativa para a construção da identidade dos adolescentes, evidenciando um processo cíclico de autoconhecimento no qual o narrar produz o eu assim como é produzido pelo eu. A utilização do computador e da internet possibilitou aos estudantes com TEA aprendizagens relacionadas ao letramento digital. A cooperação entre os estudantes também foi destacada durante todo processo de produção do material digital de abordagem narrativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesBRAGA, Valéria Maria Gomes. Reflexões acerca da produção de materiais digitais por estudantes com TEA para a aprendizagem de conteúdos de ciências. 2022. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022.pt_BR
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