Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3296
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTRINDADE, Daysemara Simone Santana-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3296-
dc.description.abstractWe live in the age of digital culture with the massive presence of Digital Information and Communication Technologies (TDIC). Despite this scenario, at school, the presence of these technologies in didactic activities was rare. In 2020, however, the COVID-19 pandemic caused schools to be closed and teaching began to be carried out remotely, in most cases, through TDIC. Given this scenario, this research aims to understand the teaching experience with remote teaching in conjunction with pedagogical practice in the context of digital culture. The research is configured as a descriptive study with a qualitative approach and the methodological path is inspired by Grounded Theory. Data collection was carried out through semi-structured interviews with 17 high school teachers from the areas of Biology, Chemistry, and Physics who worked during emergency remote teaching in the context of Brazilian formal education. Data analysis was carried out in three phases, according to Grounded Theory. They are an initial, focused, and conceptual analysis. At the end of the research, we developed a substantive theory about the phenomenon studied. The theory emphasizes that during remote teaching, teachers had other views about the use of TDIC in the educational context, but the integration of these technologies, as potentiators of teaching and learning processes, depends on action based on pedagogical praxis (which does not appear in the data) and public policies that enable social, cultural and economic equity in society (which are non-existent or ineffective and whose lack directly interfered with teaching during remote emergency teaching). The theory also shows that in emergency remote teaching, teaching was more permeated by these issues, in a way, external to the school context. It is expected that the results achieved, from the elaboration of the theory in this study, can contribute to the understanding of this moment in education and reduce gaps in knowledge in this field. As well as strengthen the understanding of the phenomenon of remote teaching and its possible implications for face-to-face teachings.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectPandemia de COVID-19pt_BR
dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
dc.subjectGrounded Theorypt_BR
dc.titleEnsino remoto emergencial e o fazer pedagógico na cultura digital: uma análise interpretativa baseada na Grounded Theorypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-05-11-
dc.date.available2022-05-11T11:02:32Z-
dc.date.accessioned2022-05-11T11:02:32Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2770209409481106pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Alessandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9144795450225559pt_BR
dc.description.resumoVivemos na era da cultura digital com a presença massiva das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Apesar desse cenário, na escola, a presença dessas tecnologias nas atividades didáticas era algo raro. No ano de 2020, no entanto, a pandemia de COVID-19 fez com que as escolas fossem fechadas e o ensino passou a ser realizado remotamente, na maioria dos casos, por meio das TDIC. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo compreender a experiência docente com o ensino remoto em articulação com o fazer pedagógico no contexto da cultura digital A pesquisa configura-se como um estudo descritivo de abordagem qualitativa e o percurso metodológico é inspirado na Grounded Theory. A coleta dos dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas com 17 professores do Ensino Médio, das áreas de Biologia, Química e Física que atuaram durante o ensino remoto emergencial no contexto da educação formal brasileira. A análise dos dados foi feita em três fases, de acordo com a Grounded Theory. São elas: análise inicial, focalizada e conceitual. Ao final da pesquisa, elaboramos uma teoria substantiva sobre o fenômeno estudado. A teoria salienta que durante o ensino remoto, os professores tiveram outras visões acerca do uso das TDIC no contexto educacional, mas a integração dessas tecnologias, como potencializadoras dos processos de ensino e aprendizagem, depende de ação baseada na práxis pedagógica (o que não aparece nos dados) e de políticas públicas que possibilitem a equidade social, cultural e econômica da sociedade (que são inexistentes ou ineficazes e cuja falta interferiu diretamente no fazer docente durante o ensino remoto emergencial). A teoria evidencia, ainda, que no ensino remoto emergencial o fazer docente foi mais perpassado por essas questões, de certa forma, externas ao contexto escolar. Espera-se que os resultados alcançados, a partir da elaboração da teoria deste estudo, possam contribuir para a compreensão deste momento na educação e para reduzir lacunas no conhecimento nesse campo, bem como fortalecer entendimentos acerca do fenômeno do ensino remoto e de suas possíveis implicações para o ensino presencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesTRINDADE, Daysemara Simone Santana. Ensino remoto emergencial e o fazer pedagógico na cultura digital: uma análise interpretativa baseada na Grounded Theory. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2022079.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.