Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorMENDONÇA, Lizziane Tejo-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3302-
dc.description.abstractWith the COVID-19 pandemic, schools were closed due to the need for social isolation. In order not to harm the school year, the Ministry of Education (MEC) proposed remote learning, to keep the student in daily virtual contact with the teacher. At Minas Gerais, the Special Regime for Non-Presential Lessons (known in Brazil by the Portuguese acronym, REANP) was regulated in basic education schools through virtuais tools and specific procedures to organize mandatory school activities. So teachers migrated their classes to the virtual environment without time for previous training. Given this scenario, analyzing teachers' perceptions about the use of Information and communication technologies (ICT) is necessary to scale the space and time of the school for digital technologies during the pandemic. Seen in these terms, this project aims to understand the perceptions of elementary school teachers and managers of public schools in Itajubá´s micro-region about the use of ICT based on the REANP. Data will be obtained through semi-structured interviews and qualitatively analyzed, according to the Content Analysis proposed by Bardin (2016). The results showed that the pedagogical use of ICT by teachers and managers faces personal, structural, legal, and methodological didactic challenges that can be overcome through teacher training that adds literacies, public policies that are less imposing and more adaptable to the specific demands of each school and resignifications of teaching practice that allow students to take ownership of their training paths through the multiple modes of communication provided by digital technologies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectRegime especial de aividades não presenciaispt_BR
dc.subject. Gestores educacionaispt_BR
dc.titleO regime especial de atividades não presenciais (REANP) nas percepções dos professores e gestores da rede pública de Minas Gerais: um estudo na microrregião de Itajubápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-05-18-
dc.date.available2022-05-18T12:07:58Z-
dc.date.accessioned2022-05-18T12:07:58Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4763827053151578pt_BR
dc.contributor.advisor1REZENDE JUNIOR, Mikael Frank-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6938316407040676pt_BR
dc.description.resumoCom a pandemia da COVID-19, escolas foram fechadas frente a necessidade do isolamento social. Visando não prejudicar o ano letivo, o Ministério da Educação (MEC) propôs o ensino remoto, de forma a manter o aluno em contato virtual diário com o professor. Em Minas Gerais, foi regulamentado a oferta do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) nas escolas de educação básica por meio do uso de ferramentas virtuais visando a organização das atividades escolares obrigatórias. Devido ao caráter emergencial, os professores migraram suas aulas para o ambiente virtual sem treinamentos prévios. Diante desse cenário, analisar as percepções dos professores e gestores sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) fez-se necessário na intenção de dimensionar o espaço e o tempo da escola para tais tecnologias durante a pandemia. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo compreender as percepções de professores do ensino fundamental II e de gestores de escolas públicas da microrregião de Itajubá para o uso das TDIC a partir do REANP. Os dados foram obtidos via entrevista semiestruturada e analisados segundo a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados mostraram que o uso pedagógico das TDIC por parte dos professores e gestores encontra desafios pessoais, estruturais, legais e didáticos metodológicos que podem ser superados através de capacitações docentes que agreguem letramentos digitais, de políticas públicas menos impositivas e mais adaptáveis as demandas específicas de cada escola e de ressignificações da prática docente que permitam aos alunos se apropriarem de seus percursos formativos através dos múltiplos modos de comunicação oportunizados pelas tecnologias digitais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesMENDONÇA, Lizziane Tejo. O regime especial de atividades não presenciais (REANP) nas percepções dos professores e gestores da rede pública de Minas Gerais: um estudo na microrregião de Itajubá. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022.pt_BR
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