Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3311
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MOTA, Thais Regina Carvalho da | - |
dc.date.issued | 2022-04-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3311 | - |
dc.description.abstract | Financial literacy is a knowledge of the long term financial presented to achieve the goal of money management, so that people can achieve the best outcome for the best decision and without planning. According to research, around the world, the level of financial literacy of people is low and in Brazil, this condition is no different. Inserted in this context, the objective of this research will be to analyze the level of financial literacy of students who attend technological higher education, identifying possible gaps and mapping opportunities for academic knowledge in the development of finance. For this purpose, a descriptive survey of the survey was carried out, with data collection through the application of a survey. With the socioeconomic analysis, the students claim that there are 2 alphabetic students, in addition to verifying the literacy levels of financial students and that there are comparison statistics between financial students (H1) gender, (H4) age, (H3) subjects of education in economics and finance, (H4) income, and end (H5) parents' schooling. It is about qualification training of relevant teaching, which directs to the relevant teaching gap, content for the formation of the subject of higher literacy in financial study. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização financeira | pt_BR |
dc.subject | Finanças pessoais | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior tecnológico | pt_BR |
dc.title | Nível, lacunas e oportunidades em alfabetização financeira dos alunos da FATEC, unidade de Guaratinguetá | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.date.available | 2022-06-07 | - |
dc.date.available | 2022-06-07T11:30:20Z | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-07T11:30:20Z | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2426419890449314 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MEDEIROS, André Luiz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4069096016693580 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | GATTO, Vanessa Cristina | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2999231562871374 | pt_BR |
dc.description.resumo | A alfabetização financeira é um conhecimento de longo prazo envolvendo habilidades específicas em torno da gestão do dinheiro, para que as pessoas consigam tomar a melhor decisão e alcançar o melhor resultado financeiro pessoal, no presente e no planejamento futuro. Segundo pesquisas, em todo mundo, o nível de alfabetização financeira das pessoas é baixo e no Brasil, esta condição não é diferente. Inserida neste contexto, o objetivo desta pesquisa será analisar o nível de alfabetização financeira dos alunos que cursam ensino superior tecnológico, identificando possíveis lacunas e mapeando oportunidades acadêmicas no desenvolvimento do conhecimento para finanças. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva do tipo survey, com coleta de dados por meio de aplicação de questionário estruturado. Com a análise dos dados, identificou-se que 25% dos alunos são alfabetizados financeiramente, além de verificar que existe associação entre variáveis socioeconômicas e demográficas aos níveis de alfabetização financeira dos alunos, afirmando que há evidências estatísticas de que existe relação entre (H1) sexo, (H2) idade, (H3) disciplinas de graduação cursadas na área de economia e finanças, (H4) renda, e por fim (H5) escolaridade dos pais. Trata-se de um estudo relevante, que direciona caminhos às lacunas apresentadas, formando conteúdo para melhoria da formação no ensino superior em relação ao tema alfabetização financeira. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIFEI | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO | pt_BR |
dc.relation.references | MOTA, Thais Regina Carvalho da. Nível, lacunas e oportunidades em alfabetização financeira dos alunos da FATEC, unidade de Guaratinguetá 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_2022087.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.