Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVEIRA, Lucas-
dc.date.issued2022-05-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3315-
dc.description.abstractFinancial literacy, referred to as an area of knowledge, as a process, or even as a tool, has, as its purpose, to help the individual in the management of his or her financial capital. Whenever it is about consumption choices, investment or prevention for uncertain situations. The present study evaluated the association between personality factors of the population studied and their knowledge and financial behavior. The theoretical framework carried out a survey about the studies on financial education in Brazil and in other countries. In addition, the studies on personality factors were treated, as well as those that correlate the theme with financial literacy. This is a descriptive and applied study, with a quantitative method. For the collection of information, survey research was used, with the survey of information about individuals and their social aspects. The index of financial knowledge found was considered low among the respondents. Statistical tests were carried out and showed positive associations between the respondent's gender and the financial education index, and between the fact of talking to parents about money and the financial education index. Furthermore, associations between this index and other socioeconomic factors were analyzed. The results also pointed to the absence of significant associations between financial knowledge and socioeconomic characteristics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectComportamento financeiropt_BR
dc.subjectBig Five Inventorypt_BR
dc.titleEducação financeira: análise da influência dos fatores de personalidade com conhecimentos financeiros dos alunos de cursos superiores de um instituto federal de educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-06-15-
dc.date.available2022-06-15T17:04:16Z-
dc.date.accessioned2022-06-15T17:04:16Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1252183006278876pt_BR
dc.contributor.advisor1MEDEIROS, André Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4069096016693580pt_BR
dc.description.resumoA educação financeira, referida como uma área do conhecimento, como um processo ou, até mesmo, como uma ferramenta, tem, como propósito, auxiliar o indivíduo na administração do seu capital financeiro. Seja sobre as escolhas de consumo, de investimento ou de prevenção para situações de incerteza. O presente estudo avaliou a associação entre fatores de personalidade da população estudada com o seu conhecimento e o comportamento financeiro. O referencial teórico realizou um levantamento sobre os estudos de educação financeira no Brasil e em alguns outros países. Além disso, foram tratados os estudos sobre fatores de personalidade e, também, aqueles que correlacionam o tema com a educação financeira. Trata se de um estudo descritivo e aplicado, com método quantitativo. Para a coleta de informações, foi utilizada uma pesquisa survey, com o levantamento de informações sobre indivíduos e suas unidades sociais. O índice de conhecimentos financeiros encontrado foi considerado baixo entre os respondentes. Foram realizados testes estatísticos que apontaram associações positivas entre o sexo do respondente e o índice de educação financeira e entre o fato de conversas com os pais sobre dinheiro e o índice de educação financeira. Além disso foram analisadas associações entre esse índice e outros fatores socioeconômicos. Os resultados apontaram ainda a ausência de associações significativas entre os conhecimentos financeiros e características socioeconômicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesSILVEIRA, Lucas. Educação financeira: análise da influência dos fatores de personalidade com conhecimentos financeiros dos alunos de cursos superiores de um instituto federal de educação. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2022090.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.