Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorFREITAS, Cristiane de-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3339-
dc.description.abstractThis study aimed to identify organizational and psychosocial risk factors in the relationship between mental health and work among active employees of a Public Educational Institution. This is an epidemiological research with a quantitative-qualitative cross-sectional approach to the prevalence of absenteeism due to Mental and Behavioral Disorders, CMD, in the years 2018 and 2019. Data regarding Medical Leaves were made available by the Integrated Health Care Subsystem of the Federal Servant – Responsible SIASS, acting in the Institution's Rectory. To identify organizational and psychosocial risk factors in the work environment, the Health Safety Executive – Indicator Tool (HSE-IT), validated and translated into Portuguese, and a sociodemographic questionnaire were used, both applied through an electronic form. From the result of a question of the sociodemographic questionnaire, the collective subject discourse was created. The sample consisted of 194 servers. Among the leaves for health treatment by (TMC) there was a predominance of females and the category of technical-administrative, however the leave periods were longer for males and in the teaching category. The results showed that the process of change in the scope of work arising from neoliberalism affects Public Education Institutions and affects the relationship between mental health and work of civil servants, due to the forms of organization and management, the scenarios of instability and insecurity regarding remuneration. , stability, retirement and the institution's maintenance budget. The aspects that most produce satisfaction are those related to the social dimensions of work, such as satisfaction through carrying out the activity, social recognition and interpersonal relationships built in the work environment. According to the employees' perception, the main psychosocial factors that predict occupational stress are those related to the dimensions “Demand”, “Support from management” and “Changes”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde mental no trabalhopt_BR
dc.subjectRiscos psicossociaispt_BR
dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.titleA organização do trabalho e os seus impactos na saúde dos servidores de uma instituição de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-08-02-
dc.date.available2022-08-02T10:35:37Z-
dc.date.accessioned2022-08-02T10:35:37Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7082154759025401pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Luiz Felipe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5011211744018430pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MENDES, Davidson Passos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6357136941640221pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo identificar os fatores de risco organizacionais e psicossociais na relação saúde mental e trabalho dos servidores ativos de uma Instituição Pública de Ensino. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica com abordagem quantiqualitativa de corte transversal de prevalência de absenteísmo por Transtornos Mentais e Comportamentais, TMC, nos anos de 2018 e 2019. Os dados referentes às Licenças Médicas foram disponibilizados pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal – SIASS responsável, com atuação na Reitoria da Instituição. Para a identificação dos fatores de risco organizacionais e psicossociais no ambiente laboral foram utilizados o instrumento de avaliação Health Safety Executive – Indicator Tool (HSE-IT), validado e traduzido para o português e um questionário sociodemográfico, ambos aplicados por meio de formulário eletrônico. A partir do resultado de uma pergunta do questionário sociodemográfico foi confeccionado o discurso do sujeito coletivo. A amostra foi de 194 servidores. Entre as licenças para tratamento da saúde por (TMC) houve predominância no sexo feminino e na categoria de técnico-administrativo, contudo os períodos de licença foram mais extensos no sexo masculino e na categoria docente. Os resultados evidenciaram que o processo de mudança no âmbito do trabalho advindo do neoliberalismo atinge as Instituições de Ensino Público e afeta a relação saúde mental e trabalho dos servidores, em virtude das formas de organização e gestão, dos cenários de instabilidade e insegurança quanto à remuneração, à estabilidade, à aposentadoria e ao próprio orçamento para manutenção da instituição. Os aspectos que mais produzem satisfação são os relacionados às dimensões sociais do trabalho, como a satisfação por meio da realização da atividade, o reconhecimento social e as relações interpessoais construídas no ambiente laboral. De acordo com a percepção dos servidores, os principais fatores psicossociais preditores de estresse ocupacional são os relacionados às dimensões “Demanda”, “Apoio da chefia” e “Mudanças”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIRN - Instituto de Recursos Naturaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.relation.referencesFREITAS, Cristiane de. A organização do trabalho e os seus impactos na saúde dos servidores de uma instituição de ensino. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022.pt_BR
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