Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3359
Tipo: | Dissertação |
Título: | Vulnerabilidade hídrica: acidentes com transporte rodoviário de produtos químicos perigosos em Minas Gerais: estudo de caso BR381 trecho entre Cambuí e Estiva |
Autor(es): | SILVA, Patrícia |
Primeiro Orientador: | SILVA, Ana Paula Moni da |
Resumo: | O grande fluxo nas rodovias de Minas Gerais de caminhões contendo produtos químicos perigosos, em especial combustíveis e consequentemente seus acidentes são responsáveis por grandes contaminações ambientais das áreas de entorno. As áreas que margeiam as rodovias geralmente possuem corpos d´água que são afetados pelo derramamento de combustíveis. A vulnerabilidade hídrica de trechos que possam a ser acometidos por acidentes rodoviários é preocupante para comunidades locais e órgãos ambientais. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise multicritério baseando-se em dados pré-existentes com informações de áreas com maior índice de ocorrências de acidentes associando características hidrográficas e topográficas regionais, geradas a partir de ferramentas de Sistema Informação Geográfica – SIG, e assim gerar um mapa de vulnerabilidade hídrica. O método multicritério adotado neste estudo é o Analytic Hierarchy Process (AHP). Como estudo de caso foi escolhido o trecho entre Cambuí – MG e Estiva – MG, da rodovia BR381. Com a carta gerada, apontando os potenciais cursos d’água com alta vulnerabilidade de contaminação, espera-se que possam servir de base para tomada de ações assertivas durante intervenção de ocorrências de acidentes rodoviários envolvendo contaminação de recursos hídricos na região e a gestão de riscos. |
Abstract: | The large flow on the highways of Minas Gerais of trucks containing dangerous chemicals, especially fuels, and consequently their accidents are responsible for major environmental contamination of the surrounding areas. Areas bordering highways often have bodies of water that are affected by fuel spills. The water vulnerability of stretches that may be affected by road accidents is worrying for local communities and environmental agencies. The objective of this work is to carry out a multicriteria analysis based on pre-existing data with information from areas with the highest rate of accident occurrences, associating regional hydrographic and topographic characteristics, generated from Geographic Information System - GIS tools, and thus generating a water vulnerability map. The multicriteria method adopted in this study is the Analytic Hierarchy Process (AHP). As a case study, the stretch between Cambuí - MG and Estiva - MG, of the BR381 highway, was chosen. With the generated letter, pointing out the potential watercourses with high contamination vulnerability, it is expected that they can serve as a basis for taking assertive actions during the intervention of road accident occurrences involving contamination of water resources in the region and the risk management. |
Palavras-chave: | Combustíveis Impacto ambiental SIG AHP Acidentes rodoviários |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITÁRIA::RECURSOS HÍDRICOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Itajubá |
Sigla da Instituição: | UNIFEI |
metadata.dc.publisher.department: | IRN - Instituto de Recursos Naturais |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Engenharia Hídrica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3359 |
Data do documento: | 22-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertaçã_2022114.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.