Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorRIBEIRO, Silvia Arcanjo Carlos-
dc.date.issued2022-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3362-
dc.description.abstractThe present research seeks to relate themes that generate so many debates, teacher training and environmental education, seeking to investigate how themes related to environmental education are presented in the curriculum matrix in distance education degrees in the field of Natural Sciences (Biology, Chemistry and Physics) offered in Itajubá-MG. Regarding the procedures for data collection, document analysis, Pedagogical Projects (PPCs) curriculum/curriculum matrix and menus were used. Categories of the curricular environmentalization process were described based on the indicators raised by the Aces Network, according to the ACES Network there are ten indicators of environmental environmentalization, such as complexity, theory- practice relationship, methodological adequacy, among others. At the end of the data collection and categorization of the same, there was a greater concern about the issues of EE within the courses in the area of Biological Sciences, while in the degree courses in Physics and Chemistry it was noticed that EE occupies a secondary importance in the training of these future teachers. Among the most evident categories of indicators were C9 - Spaces for reflection and democratic participation and C10 - Commitment to the transformation of Society-Nature relations and those that did not appear were categories C2 - Disciplinary order: flexibility and permeability, C5 - Consider the cognitive and action aspects of people and C8 - Methodological adequacy. We understand that the search for a promotion of EE in the process of initial teacher education is of extreme importance and relevance, bringing positive impacts on a large scale and that the analyzed courses are in the process of curricular environmentalization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbientalização curricularpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.titleAmbientalização curricular nos cursos de licenciatura em Itajubá, estado de Minas Gerais na modalidade de educação à distância (EAD)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-09-02-
dc.date.available2022-09-02T17:39:04Z-
dc.date.accessioned2022-09-02T17:39:04Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3376257594999277pt_BR
dc.contributor.advisor1SHITSUKA, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004113212348964pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca relacionar temas geradores de tantos debates, formação de professores e educação ambiental, procurando investigar como se apresentam, na matriz curricular, os temas relacionados à educação ambiental nas licenciaturas EAD do campo das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) ofertadas em Itajubá-MG. No que se refere aos procedimentos para a coleta de dados utilizou-se da análise documental, dos Projetos Pedagógicos de Cursos - PPCs, grade / matriz curricular e ementas. Categorias do processo de ambientalização curricular foram descritos com base nos indicadores levantados pela Rede de Ambientação Curricular do Ensino Superior (Rede Aces) e, segundo está, há dez indicadores de ambientalização ambiental, como complexidade, relação teoria-prática, adequação metodológica, dentre outros. Ao fim das coletas de dados e categorização do mesmo, notou-se uma maior preocupação acerca das questões da Educação Ambiental (EA) dentro dos cursos da área de Ciências Biológicas, já nos curso de licenciatura em Física e Química percebeu-se que a EA ocupa uma importância secundária na formação desses futuros docentes. Dentre as categorias de indicadores mais evidenciadas foram a C9 - Espaços de reflexão e participação democrática e a C10 - Compromisso com a transformação das relações Sociedade-Natureza e as que não apareceram foram às categorias C2 - Ordem disciplinar: flexibilidade e permeabilidade, C5 - Considerar os aspectos cognitivos e de ação de pessoas e C8 - Adequação metodológica. Entendemos que a busca por uma promoção da EA no processo de formação inicial de professores é de extrema importância e relevância, trazendo impactos positivos em larga escala e que os cursos analisados estão em processo de ambientalização curricular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesRIBEIRO, Silvia Arcanjo Carlos. Ambientalização curricular nos cursos de licenciatura em Itajubá, estado de Minas Gerais na modalidade de educação à distância (EAD). 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022.pt_BR
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