Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorNAVARRO, Juan Carlos Coca-
dc.date.issued2006-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3383-
dc.description.abstractIn a market of frequent changes, it is increasingly urgent the necessity the companies have to search new planning techniques to achieve the corporative strategy established targets. Every day, new processes are created that provide plenty of information. Many times these information are analyzed in an isolated, which leads to unilateral decisions, affecting other departments and compromising the company general result. A process that aims to minimize these planning issues is the Sales and Operations Planning (S&OP). The objective of this work is to present, by means of a case study, the benefits reached with the implementation of this process in a multinational company of telecommunications, located in São José dos Campos, in São Paulo State. A bibliographical research was carried out by approaching subjects as sales forecast, aggregate demand and S&OP. As instruments for data collecting, four questionnaires had been used to summarize the perception of Sales, Logistic, Manufacture and Suppliers departments regarding the benefits gotten for customers, processes, production and suppliers, as well as, direct comments, company internal information, etc. The results had demonstrated improvements in internal communication, relationship between areas, suppliers performance, customers deliveries, and so on. On the research results, it is concluded that the S&OP process implementation brought some benefits for the company object of the study, proven by the received questionnaires and the internal performance measurers of the company areas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento de vendas e operaçõespt_BR
dc.subjectPrevisão de vendaspt_BR
dc.subjectDemanda agregadapt_BR
dc.titlePlanejamento de vendas e operações (S&OP): um estudo de caso em uma empresa na indústria de telecomunicaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-10-18-
dc.date.available2022-10-18T11:32:17Z-
dc.date.accessioned2022-10-18T11:32:17Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5665863282336870pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Renato da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9161092505168234pt_BR
dc.description.resumoNum mercado de mudanças freqüentes, é cada vez mais premente a necessidade que as empresas têm em buscar novas técnicas de planejamento para alcançar as metas estabelecidas na estratégia corporativa. A cada dia são criados novos processos que disponibilizam uma infinidade de informações. Muitas vezes estas informações são analisadas de maneira isolada e acabam induzindo à decisões unilaterais, afetando outros departamentos e comprometendo o resultado geral da empresa. Um processo que visa minimizar esses distúrbios de planejamento na organização é o Planejamento de Vendas e Operações – Sales and Operations Planning (S&OP). O objetivo deste trabalho é apresentar, por meio de um estudo de caso, os benefícios alcançados com a implementação desse processo em uma empresa multinacional do ramo de telecomunicações, localizada no Município de São José dos Campos, Estado de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando temas como previsão de vendas, demanda agregada e S&OP. Como instrumentos para a coleta de dados, foram utilizados quatro questionários que resumem a percepção das áreas de Vendas, Logística, Manufatura e dos Fornecedores a respeito dos benefícios obtidos para os clientes, processos, produção e fornecedores, além de observações diretas e dados da empresa. Os resultados demonstraram que houve melhoria na comunicação interna, relacionamento entre áreas, desempenho de fornecedores, entregas para os clientes, entre outros. Com base nos resultados obtidos na pesquisa, percebe-se que a implantação do processo de S&OP trouxe vários benefícios para a empresa que foi objeto da pesquisa, comprovados por meio dos questionários respondidos e das melhorias refletidas nos medidores de desempenho internos das diversas áreas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesJuan Carlos Coca Navarro. Planejamento de vendas e operações (S&OP): um estudo de caso em uma empresa na indústria de telecomunicações. 2006. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2006.pt_BR
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