Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDETONI, Daniel-
dc.date.issued2005-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3398-
dc.description.abstractNowadays, the globalized world requires competitive organizations that make qualified products and satisfy their client’s necessities. Therefore, the Six Sigma Methodology is a strategy that applies the structured use of a series of techniques and statistic tools that help the organizations make decisions when implementing actions to improve processes and products. However, in order to achieve success this methodology needs to be implemented and kept correctly by training specialized people in the Six Sigma philosophy, especially Green Belts and Black Belts. The directed learning and a detailed evaluation in cognitive terms became strongly considered because of the necessity of having more effective and efficient trainings. That is why the use of Bloom’s Taxonomy became indispensable, this system analyses the student’s intellectual abilities from the simplest level (knowledge) to the most complex level of cognitive development (evaluation). In order to carry out this evaluation efficiently, a new Model of Evaluation was developed in Access® and some applications of this model were carried out to check its efficiency. In order to achieve good results in terms of operation and efficiency, the model was applied considering Green Belts as well as Black Belts. Finally, it is expected that the model meets the necessities of the trainings in Six Sigma Methodology satisfactorily.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologia seis sigmapt_BR
dc.subjectMétodo DMAICpt_BR
dc.subjectTaxonomia de Bloompt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um modelo de avaliação de treinamento na metodologia seis sigmapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-10-21-
dc.date.available2022-10-21T11:50:39Z-
dc.date.accessioned2022-10-21T11:50:39Z-
dc.creator.Lattes999 999 999pt_BR
dc.contributor.advisor1BALESTRASSI, Pedro Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8999535447828760pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, o mundo globalizado exige que as organizações se mantenham mais competitivas, produzindo produtos de qualidade e satisfazendo as necessidades de seus clientes. Assim, a metodologia Seis Sigma é uma estratégia que faz o uso estruturado de uma série de técnicas e ferramentas estatísticas auxiliando as organizações na tomada de decisão para a implementação de ações de melhoria, de processos e produtos. Porém, para que tal metodologia obtenha sucesso, ela precisa ser implantada e mantida de forma correta com o treinamento de pessoal especializado na filosofia Seis Sigma, em especial Green Belts e Black Belts. A partir das necessidades de se realizar treinamentos cada vez mais eficazes e eficientes, bem como uma avaliação detalhada em termos cognitivos tornou-se indispensável a utilização da Taxonomia de Bloom que analisa as habilidades intelectuais do aluno desde o nível mais simples (conhecimento) até o nível mais complexo de desenvolvimento cognitivo (avaliação). Para que tal avaliação fosse realizada de forma eficiente, desenvolveu-se um Modelo de Avaliação em ambiente Access® e realizaram-se algumas aplicações para comprovar a eficácia de tal modelo. A fim de se obter resultados satisfatórios, foi essencial sua aplicação tanto em Green Belts quanto Black Belts em formação. No final, espera-se que o modelo atenda de forma satisfatória as necessidades dos treinamentos em metodologia Seis Sigmas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesDETONI, Daniel. Desenvolvimento de um modelo de avaliação de treinamento na metodologia seis sigma. 2005. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_200530978.PDF1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.