Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorARAÚJO, Fabrícia-
dc.date.issued2005-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3406-
dc.description.abstractNowadays the enterprises are continuously trying to adapt themselves to the customers requirements, the norms and regulations to be competitive, as well as keeping attentive to the technological and organizational innovations. Then, the continuous improvement activities that have consecrated themselves as one of the most efficient forms of elevating a enterprise competitiveness, whose performance is related to this enterprise capacity in managing its traditional processes of developing, selling, manufacturing and distributing products, appear. Therefore, this dissertation objective is to evaluate the relation between the continuous improvement stages considered by Bessant et al.(2001) and the standard of measurement performance. In order to this, studies of case have been selected and accomplished in rectilinear knitting industries of Monte Sião. In these studies a relation between the standard of measurement performance and the continuous improvement stages was been identified. The limitation was the relation between the pro-active stages and total capacity, because knitting industries fitted in these levels were not identified. It was verified that the existence time of the enterprises took into cosideration, in spite of bringing experiences, did not demonstrate to be a factor that influences in the evolution of the continuous improvement levels. In case of “Primart” knitting industry , classified as a guided improvement industry, it was identified that its high purchasing power customers, with more than ten years of relationship with the firm, demand differentiated high-quality products. As such, this fact suggests that the evolution of the continuous improvement levels is dependent of the market requirements unfolded in the standard measurement performance, or either, congruentes with the competitive strategy. One noticed also that the continuous improvement depends of the culture, the organization infrastructure, as well as of the entrepreneur’s performance as main agent of the implementation. It is worth it to improvement levels to remember that the results can contribute to the implementation and evolution of continuous improvement levels considered by Bessant et al.(2001), therefore it identifies the necessary characteristics of the standard measurement performance, guiding the entrepreneurs to future reorganizations inside their respective industries, always aiming at to getting the best level of possible continuous improvement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMelhoria contínuapt_BR
dc.subjectMedição de desempenhopt_BR
dc.subjectMalharias retilíneaspt_BR
dc.titleRelação entre melhoria contínua e o sistema de avaliação de desempenho – estudo de caso em malharias retilíneaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-10-26-
dc.date.available2022-10-26T13:31:42Z-
dc.date.accessioned2022-10-26T13:31:42Z-
dc.contributor.advisor1SILVA, Carlos Eduardo Sanches da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7352874497617480pt_BR
dc.description.resumoAtualmente as empresas estão procurando adaptar-se continuamente às exigências de clientes, às normas e às regulamentações, serem competitivas, bem como se manterem atentas às inovações tecnológicas e organizacionais. Surgem então as atividades de melhoria contínua, que têm se consagrado como uma das formas mais eficientes de elevar a competitividade de uma empresa, cujo desempenho está relacionado à capacidade dessa em gerir seus processos tradicionais – como desenvolver produtos, vender, fabricar, distribuir. Portanto, o objetivo desta dissertação é avaliar a relação entre os estágios de melhoria contínua propostos por Bessant et al.(2001) e o sistema de medição de desempenho. Para isso, foram selecionados e realizados estudos de caso em malharias retilíneas da cidade de Monte Sião. Nos estudos de caso realizados foi identificada a relação entre o sistema de medição de desempenho e os estágios de melhoria contínua. A limitação foi a relação entre os estágios pró-ativo e capacidade total, pois não se identificou malharias que se enquadrassem nesses níveis. Verificou-se que o tempo de existência das empresas, objetos de estudo de caso, apesar de trazer experiências, não demonstrou ser um fator que influencia na evolução do nível de melhoria contínua. Na malharia Primart, classificada no nível de melhoria orientada, foi identificado que seus clientes de alto poder aquisitivo, e com mais de dez anos de relacionamento com a empresa, exigem produtos diferenciados de alta qualidade. Tal fato sugere que a evolução dos níveis de melhoria contínua são dependentes das exigências do mercado, desdobradas no sistema de medição de desempenho, ou seja, congruentes com a estratégia competitiva. Também notou-se que a melhoria contínua depende: da cultura, da infra-estrutura da organização, bem como do papel do empresário como principal agente da implementação. Vale lembrar que os resultados podem contribuir para a implementação e evolução dos níveis de Melhoria Contínua propostos por Bessant et al.(2001), pois identifica as características necessárias do sistema de medição de desempenho, orientando os empresários para futuras reestruturações dentro de suas respectivas empresas, visando sempre obter o melhor nível de melhoria contínua possível.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, Fabrícia. Relação entre melhoria contínua e o sistema de avaliação de desempenho – estudo de caso em malharias retilíneas. 2005. 85 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005.pt_BR
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