Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARBÊDO, Simone Angélica Del-Ducca-
dc.date.issued2004-04-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3470-
dc.description.abstractThe globalization of the economy and, consequently, the increase of competitiveness among companies define quality as an essential factor to maintain the organization in the market. The services sector, which has been growing significantly around the world, is placed in this context to reach the excellence in the offered services and products. Considering the characteristics of the services sector, specially the information services, this work aimed to analyze the implementation of a quality system management, particularly, the ISO 9001:2000 in a university library. The study was achieved at Mário Henrique Simonsen Library of the Fundação Getúlio Vargas in the city of Rio de Janeiro, the first brazilian university library to receive ISO 9001:2000 certification. To analyze this management system, a model to apply this standard in universities libraries was designed following the sections described in the ISO 9001:2000 processes based model: manager responsibility, resources management, product achievement and measurement, analysis and improvement. This model suggests the improvement and the development of some activities and the application of some resources that can help in the effective standard application. The validation of this model was confirmed through the analysis with the case study outcomes, concluding the applicability of ISO 9001:2000 in information services which contribute, indirectly for the cultural and intellectual development of the society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema de gestão da qualidadept_BR
dc.subjectQualidade em serviçospt_BR
dc.subjectISO 9001:2000pt_BR
dc.titleSistema de gestão da qualidade em serviços: estudo de caso em uma biblioteca universitáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2023-01-02-
dc.date.available2023-02-02T13:26:16Z-
dc.date.accessioned2023-02-02T13:26:16Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4549347917685626pt_BR
dc.contributor.advisor1TURRIONI, João Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5690488997369386pt_BR
dc.description.resumoA globalização da economia e, conseqüentemente, o aumento da competitividade entre as empresas define a qualidade como um fator essencial para a manutenção das organizações no mercado. O setor de serviços, que vem crescendo significativamente por todo mundo, também está inserido neste contexto, buscando a excelência nos produtos e serviços oferecidos. Considerando as características peculiares do setor de serviços, de modo especial dos serviços de informação, este trabalho teve como objetivo analisar a implementação de um sistema de gestão da qualidade, de modo particular a ISO 9001:2000, em uma biblioteca universitária. O estudo foi realizado na Biblioteca Mário Henrique Simonsen da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, a primeira biblioteca universitária brasileira a receber certificação ISO 9001:2000. Para análise do sistema de gestão, delineou-se um modelo de aplicação da norma para bibliotecas universitárias seguindo as seções descritas no modelo da ISO 9001:2000 baseada em processos: responsabilidade da administração, gestão de recursos, realização do produto e medição, análise e melhoria. O modelo proposto sugere o desenvolvimento e a melhoria de algumas atividades, além da aplicação de alguns recursos que podem auxiliar na aplicação efetiva da norma. A validação do modelo foi confirmada através de sua análise com os resultados do estudo de caso, concluindo a aplicabilidade da ISO 9001:2000 em serviços de informação que contribui indiretamente para o desenvolvimento cultural e intelectual da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesBARBÊDO, Simone Angélica Del-Ducca. Sistema de gestão da qualidade em serviços: estudo de caso em uma biblioteca universitária. 2004. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2004.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_200431036.pdf505,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.