Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPONTES, Luciana Aparecida de-
dc.date.issued2015-12-08-
dc.identifier.citationPONTES, Luciana Aparecida de. Os indícios da Alfabetização Científica nos processos de elaboração e aplicação de oficinas de Ciências e Matemática por alunos do Ensino Médio. 2015. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/356-
dc.description.abstractO presente trabalho de cunho qualitativo caracteriza-se por Pesquisa-ação, tendo como objetivo central encontrar indicadores de Alfabetização Científica nos processos de elaboração de atividades e de mediação colaborativa, em um grupo de alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio de uma escola do ensino privado, situada em um município ao Sul de Minas Gerais, por meio da realização de um projeto voluntariado destinado a auxiliar a intervenção pedagógica de alunos dos 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do mesmo município. Para tal foram levantadas as dificuldades desses alunos em alguns temas de Ciências e Matemática, segundo seus professores. A realização do projeto propiciou o uso dos indicadores de Alfabetização Científica propostos por Sasseron (2008) para encontrar evidências se a Alfabetização Científica está ou não em construção entre os alunos do Ensino Médio e também verificar a influência do trabalho colaborativo para a aprendizagem de Ciências e Matemática. Para o levantamento de dados desta pesquisa foram utilizados os seguintes materiais: as anotações em diário de campo realizadas durante a elaboração das atividades; os jogos e atividades confeccionados pelos alunos do Ensino Médio; os relatórios elaborados pelos alunos do Ensino Médio; o questionário aplicado aos alunos do Ensino Médio no final do projeto. O conteúdo dos dados foi analisado por meio dos princípios norteadores da análise textual discursiva, sendo que as analistas foram três professoras especialistas em Pedagogia, Matemática e Biologia, participantes do projeto, que estudaram os materiais quanto ao potencial para o ensino e aprendizagem e a presença dos indicadores de Alfabetização Científica. A análise revelou mudanças na forma como os alunos participantes passaram a observar os conteúdos das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e a presença de indicadores de Alfabetização Científica em todas as etapas do projeto realizado, sendo desta forma, alcançado os objetivos da pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleOs indícios da Alfabetização Científica nos processos de elaboração e aplicação de oficinas de Ciências e Matemática por alunos do Ensino Médio.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages180 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseAlfabetização Científicapt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.keywords.portugueseOficinas Pedagógicaspt_BR
dc.keywords.portugueseProjetospt_BR
dc.keywords.portugueseJogospt_BR
dc.keywords.englishScientific literacypt_BR
dc.keywords.englishScience and Mathematicspt_BR
dc.keywords.englishPedagogic Workshopspt_BR
dc.keywords.englishProjectspt_BR
dc.keywords.englishGamespt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Milady Renata Apolinário da-
dc.orientador.coorientadorOLIVEIRA, Jane Raquel Silva de-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2016-03-01T18:54:14Z-
dc.date.accessioned2016-03-01T18:54:14Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_pontes_2015.pdf4,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.