Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/356
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | PONTES, Luciana Aparecida de | - |
dc.date.issued | 2015-12-08 | - |
dc.identifier.citation | PONTES, Luciana Aparecida de. Os indícios da Alfabetização Científica nos processos de elaboração e aplicação de oficinas de Ciências e Matemática por alunos do Ensino Médio. 2015. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/356 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de cunho qualitativo caracteriza-se por Pesquisa-ação, tendo como objetivo central encontrar indicadores de Alfabetização Científica nos processos de elaboração de atividades e de mediação colaborativa, em um grupo de alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio de uma escola do ensino privado, situada em um município ao Sul de Minas Gerais, por meio da realização de um projeto voluntariado destinado a auxiliar a intervenção pedagógica de alunos dos 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do mesmo município. Para tal foram levantadas as dificuldades desses alunos em alguns temas de Ciências e Matemática, segundo seus professores. A realização do projeto propiciou o uso dos indicadores de Alfabetização Científica propostos por Sasseron (2008) para encontrar evidências se a Alfabetização Científica está ou não em construção entre os alunos do Ensino Médio e também verificar a influência do trabalho colaborativo para a aprendizagem de Ciências e Matemática. Para o levantamento de dados desta pesquisa foram utilizados os seguintes materiais: as anotações em diário de campo realizadas durante a elaboração das atividades; os jogos e atividades confeccionados pelos alunos do Ensino Médio; os relatórios elaborados pelos alunos do Ensino Médio; o questionário aplicado aos alunos do Ensino Médio no final do projeto. O conteúdo dos dados foi analisado por meio dos princípios norteadores da análise textual discursiva, sendo que as analistas foram três professoras especialistas em Pedagogia, Matemática e Biologia, participantes do projeto, que estudaram os materiais quanto ao potencial para o ensino e aprendizagem e a presença dos indicadores de Alfabetização Científica. A análise revelou mudanças na forma como os alunos participantes passaram a observar os conteúdos das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e a presença de indicadores de Alfabetização Científica em todas as etapas do projeto realizado, sendo desta forma, alcançado os objetivos da pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Os indícios da Alfabetização Científica nos processos de elaboração e aplicação de oficinas de Ciências e Matemática por alunos do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 180 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Alfabetização Científica | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Oficinas Pedagógicas | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Projetos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Jogos | pt_BR |
dc.keywords.english | Scientific literacy | pt_BR |
dc.keywords.english | Science and Mathematics | pt_BR |
dc.keywords.english | Pedagogic Workshops | pt_BR |
dc.keywords.english | Projects | pt_BR |
dc.keywords.english | Games | pt_BR |
dc.orientador.principal | SILVA, Milady Renata Apolinário da | - |
dc.orientador.coorientador | OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2016-03-01T18:54:14Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-01T18:54:14Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_pontes_2015.pdf | 4,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.