Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSALGADO, Sara Carolayne Mendonça-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3665-
dc.description.abstractIn order to enhance teacher professional development, it is essential that teachers participate in contexts that value knowledge sharing and reflection on their practices. This can help develop a reflective and investigative approach in the classroom. This research aimed to understand the joint constructions of mathematics teachers regarding the investigative approach and the type of communication that needs to be established in the classroom in this approach, based on the communication that emerges from a collaborative context of discussion and elaboration of investigative tasks. To achieve this goal, the study analyzed the dialogues established by the participants of Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (Geifop), a collaborative group that proposes studies and practices aimed at Basic Education teachers, and whose themes in 2021 were the investigative approach and communication. This research was developed in the Geifop Mathematics subgroup. This subgroup is composed of educators, Basic Education teachers, Master's degree students, and future Mathematics teachers. This qualitative research describes and analyzes the process of sharing and reflections provided by the collaborative context, using recordings of the meetings held remotely via Google Meet. The analysis uses Jürgen Habermas' Communicative Action Theory as a reference. This theory proposes characteristics related to communication, considering the context and coordination of actions resulting from speech acts, allowing understanding to occur. It was possible to conclude, based on the synthesis of joint constructions, that the participants sought to understand the characteristics of an investigative task, discussed possible problems in the classroom and understood the importance of predicting students' responses and interpreting their thinking for the future. research development. Thus, encouraging teacher participation in collaborative groups and studying and reflecting on the investigative approach and the communication that emerges from this process can effectively contribute to professional development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectContextos colaborativospt_BR
dc.subjectAbordagem investigativapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento profissional de professores de matemática que discutem e elaboram propostas de aulas investigativas em um contexto colaborativo: um olhar para a comunicaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2023-05-11-
dc.date.available2023-05-11T13:41:38Z-
dc.date.accessioned2023-05-11T13:41:38Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8574027596547180pt_BR
dc.contributor.advisor1CRISTOVÃO, Eliane Matesco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4106190092585392pt_BR
dc.description.resumoPara que o desenvolvimento profissional seja potencializado, é essencial que o professor participe de contextos que valorizem compartilhamentos de saberes e reflexões sobre suas práticas, capazes de auxiliar na constituição de uma postura reflexiva e investigativa em sala de aula. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo compreender as construções conjuntas de professores de matemática a respeito da abordagem investigativa e do tipo de comunicação que precisa ser estabelecido em sala de aula nessa abordagem, a partir da comunicação que emerge de um processo colaborativo de discussão e elaboração de tarefas investigativas. Para atingir tal objetivo buscamos analisar os diálogos estabelecidos pelos participantes do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (Geifop), um grupo colaborativo que propõe estudos e práticas voltados ao professor da Educação Básica, e cujas temáticas no ano de 2021 foram a abordagem investigativa e a comunicação. Dessa forma, esta pesquisa se desenvolveu no subgrupo da Matemática do Geifop, composto por formadores, professores da Educação Básica, mestrandos e futuros professores de Matemática. Assim, esta pesquisa de cunho qualitativo, se preocupa em descrever e analisar o processo de compartilhamento e reflexões proporcionadas pelo contexto colaborativo. Os dados foram produzidos por meio de gravações dos encontros que, devido à pandemia de Covid-19, foram realizados de forma remota, via Google Meet. A análise utiliza como referencial a Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, que propõe características relacionadas à comunicação, levando em consideração o contexto e as coordenações de ações resultantes dos atos de fala, permitindo que o entendimento ocorra. Logo, foi possível concluir, a partir da síntese das construções conjuntas, que os participantes buscaram entendimento acerca das características de uma tarefa investigativa, discutiram possíveis problemáticas da sala de aula e compreenderam a importância de prever as respostas dos alunos e de interpretar o pensamento deles para o desenvolvimento da investigação. Assim, incentivar a participação de professores em grupos colaborativos, mostrando as possibilidades formativas de estudar e refletir sobre a abordagem investigativa e a comunicação que emerge neste processo, contribui efetivamente para o desenvolvimento profissional de professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesSALGADO, Sara Carolayne Mendonça. Desenvolvimento profissional de professores de matemática que discutem e elaboram propostas de aulas investigativas em um contexto colaborativo: um olhar para a comunicação. 2023. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2023057.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.