Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorREZENDE, Isabella Balducci-
dc.date.issued2023-03-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3710-
dc.description.abstractThis research aimed to analyse the challenges that permeate the career of science teachers related to the School Inclusion of Special Education Students (PAEE). To achieve this objective, a qualitative research was conducted that used semi-structured interviews with eight science teachers from the regular public school system of the city of Itajubá/MG. The collected data were analyzed following the theoretical guidelines of Yin (2016). After the analysis, three main challenges were found that were codified in: 1) Training of Science Teachers: the technical rationality and subjectivity of teachers, where data were found related to the fragility of public policies in addressing teacher training for diversity and as for the teacher training model of technical rationality. To overcome these challenges, the subjectivity that is manifested in the teaching identity is encouraged so that these teachers are in training on a daily basis. 2) Teacher suffering and School Inclusion: what science teachers report, in which it was understood that teacher suffering is related to the profession in general, and not the School Inclusion however, complaints related to the medical report, the family-school relationship and the ideologization of School Inclusion. For these complaints, it was understood what conceptions these teachers have about School Inclusion and for them, it is believed that teachers need to improve their views; 3) The relationship between prejudice and School Inclusion, in which it was possible to analyze the manifestations of a teacher, demonstrating her assumed resistance to School Inclusion. It is expected that with these analyses there will be greater communication between public universities and schools, with the intention of knowing the complaints of science teachers in addition to demonstrating the clear need for greater support for these teachers regarding their relations with the public education network. In addition, science teachers are expected to recognize that their weaknesses can improve their practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSofrimento docentept_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectProfessores de ciênciaspt_BR
dc.titleDocência e inclusão escolar: um estudo sobre os desafios para professores de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2023-05-24-
dc.date.available2023-05-24T18:18:14Z-
dc.date.accessioned2023-05-24T18:18:14Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9361157108550942pt_BR
dc.contributor.advisor1FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9785887550619619pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou analisar os desafios que perpassam a carreira de professores de ciências relacionados à Inclusão Escolar (IE) do Público-alvo da Educação Especial (PAEE). Para cumprir este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa que utilizou de entrevistas semiestruturadas com oito professores de ciências da rede pública regular de ensino da cidade de Itajubá/MG. Os dados coletados foram analisados seguindo as orientações teóricas de Yin (2016). Após a análise, foram encontrados três principais desafios que foram codificados em: 1) Formação de Professores de Ciências: a racionalidade técnica e a subjetividade dos professores, em que foram encontrados dados relacionados à fragilidade das políticas públicas em abordar a formação docente para a diversidade e quanto ao modelo de formação de professores da racionalidade técnica. Para a superação desses desafios, incentiva-se a subjetividade que se manifesta na identidade docente, para que esses docentes estejam em formação cotidianamente; 2) O sofrimento docente e a Inclusão Escolar: o que os professores de ciências relatam, no qual compreendeu-se que o sofrimento docente se relaciona à profissão de maneira geral, e não a IE, porém, foram também apresentadas queixas relacionadas ao laudo médico, a relação família-escola e a ideologização da IE. Para essas queixas, compreendeu-se quais as concepções esses professores têm sobre a IE e, para elas, acredita-se ser necessário que os professores aperfeiçoem suas visões; 3) A relação entre o preconceito e a IE, em que foi possível analisar as manifestações de uma professora, demonstrando sua assumida resistência à IE. Espera-se que com essas análises haja uma maior comunicação entre as Universidades Públicas e a escola, na intenção de conhecer as queixas dos professores de ciências, além de demonstrar a clara necessidade de maior apoio a esses professores no que tange suas relações com a rede pública de ensino. Além disso, espera-se que os professores de ciências reconheçam que suas fragilidades podem aperfeiçoar suas práticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesRezende, Isabella Balducci. Docência e inclusão escolar: um estudo sobre os desafios para professores de ciências. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023.pt_BR
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