Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorFAGUNDES, Liliane Dolores-
dc.date.issued2005-04-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3761-
dc.description.abstractelectricity, that is to say, the development of maps of the faults ways that illustrate the architecture of faults formation processes in the related firm. To achieve the faults mapping was created a methodology that permitted a more effective development of the mapping process, basically divided in three great stages. The first stage of the methodology consisted of a diagnosis to know the firm in the aspects connected with the fault management. During the diagnosis was possible to achieve an understanding of the main faults that happened in the firm. The second stage consisted in the choice of techniques that would be adequate to the research purposes. Accordingly, the tools chosen was the Affinity Diagram and the Tree Diagram or Systematic Diagram, both pertaining to the group of the Seven New Quality Tools. Finally, the third stage consisted in the mapping process, that is to say, in the standard, diagram and parameterization of the selected main faults. In this phase, a team called “Group of Faults Analysis”, consisted by academics and process practitioners of the firm that contributed with their knowledge for the construction of the diagrams. During the mapping process the Knowledge Management approach was quite relevant to organize and generate data, information and knowledge of electricity utility companies. The intention is that these maps is to be useful as tools for the faults management process, since the detail of the faults will help to avoid the reincidence of the same, or in case of reincidence, will provide details that will help to achieve quick solution of the problem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectAnálise de falhaspt_BR
dc.subjectFalhas no setor de energia elétricapt_BR
dc.titleMapeamento de falhas em concessionária do setor elétrico: gestão do conhecimento auxiliando a gestão da manutençãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2023-06-19-
dc.date.available2023-06-19T19:42:40Z-
dc.date.accessioned2023-06-19T19:42:40Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3977869901040751pt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Dagoberto Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443290239075662pt_BR
dc.contributor.advisor-co1GUIMARÃES, Carlos Alberto Mohallem-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9860521528319063pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho mostra o mapeamento de falhas da concessionária Bandeirante Energia S.A., ou seja, o desenvolvimento de mapas dos modos de falhas que ilustram a arquitetura de formação das falhas da referida empresa. Para realizar o mapeamento destas falhas foi criada uma metodologia que permitiu um desenvolvimento mais eficaz do mapeamento, dividida basicamente em três grandes etapas. A primeira etapa desta metodologia consistiu de um diagnóstico onde foi conhecida a empresa principalmente nos aspectos relacionados à gestão de falhas. Durante o diagnóstico foi possível realizar um levantamento das principais falhas ocorridas na empresa. A segunda fase consistiu na escolha das técnicas que melhor se adequariam ao propósito do trabalho. Desta forma as ferramentas escolhidas foram o Diagrama de Afinidades e o Diagrama de Árvore ou Diagrama Sistemático, ambas pertencentes ao grupo das Sete Novas Ferramentas da Qualidade. Finalmente a terceira etapa consistiu no mapeamento, ou seja, na padronização, diagramação e parametrização das principais falhas levantadas. Nesta fase, uma equipe denominada de “Grupo de Análise de Falhas”, formada por acadêmicos da Engenharia Elétrica e da Engenharia de Produção bem como por funcionários da empresa, contribuíram com seus conhecimentos para a construção dos mapas dos modos de falhas. Durante o processo de mapeamento de falhas ficou claro o papel relevante da Gestão do Conhecimento na organização e geração de dados, informações e conhecimentos das empresas, notadamente do setor elétrico. A intenção é que estes mapas construídos sirvam como ferramentas na gestão de falhas da empresa, uma vez que o detalhamento das falhas ajudará a evitar a reincidência das mesmas, ou no caso de reincidência, proporcionará detalhes que auxiliem em uma rápida resolução do problema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesDUARTE, Roberto Nunes. Simulação computacional: análise de uma célula de manufatura em lotes do setor de auto-peças. 2003. 235 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2003.pt_BR
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