Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorPEREIRA, Luís Carlos da Silva-
dc.date.issued2007-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3779-
dc.description.abstractVoltage stability problems have been a focus of special attention in the last years. Many papers have shown the importance of the study and many occurrences around the world show it may have serious consequences. Since power systems have been working under severe operating conditions, the ability of keeping a power system stable under the voltage collapse point of view has become a point of concern and effective measures to improve the reactive power and voltage control must be taken. If there measures are not taken, successive load increase may drive a system to instability. In this scenario, analyzing the operating points of interest must include the diagnosis regarding its stability, as well as the load margin calculation and control actions determination. Because this is a vast area of study, this work focuses on the effects of reactive power in the load margin. For this sake, some methodological tools already shown as effective are employed. Therefore, an association between the pieces of information obtained from the continuation method and QV curve is developed. This is obtained by using some programs already available in the literature. The objective is to extract and discuss some relevant aspects about the study. For this sake, four test systems (IEEE-14, IEEE 30, IEEE-57 and IEEE-118 buses) are used. In a first stage, critical buses, buses candidate for reactive power compensation with the meaning of reducing losses and buses subject to reactive power monopoly are identified; in a second stage the load margin is calculated by the continuation method. Finally, the QV curve is executed for the base case and for an operating point close to the voltage collapse point, with and without reactive power compensation. The results obtained show that the proposed methodology may be useful to determine a reactive power compensation strategy aiming to avoid voltage collapse problemspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstabilidade de tensãopt_BR
dc.subjectSistemas de potênciapt_BR
dc.subjectCurva QVpt_BR
dc.titlePolítica de controle de tensão com a utilização da curva QVpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2023-06-23-
dc.date.available2023-06-23T17:40:25Z-
dc.date.accessioned2023-06-23T17:40:25Z-
dc.contributor.advisor1ZAMBRONI, Antônio Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4860175234818683pt_BR
dc.description.resumoProblemas de estabilidade de tensão têm recebido enfoque especial nos últimos anos. Muitos trabalhos publicados têm mostrado a importância do estudo e diversas ocorrências ao redor do mundo mostram que o problema pode ter sérias conseqüências. Como os sistemas de potência têm operado sob diversas condições severas, a capacidade de manter um sistema estável sob o ponto de vista de tensão tem-se tornado objeto de interesse de pesquisadores, e medidas eficazes para melhorar o controle de potência reativa e tensão devem ser tomadas; se ações efetivas de controle não são implementadas, por exemplo, sucessivos aumentos de carga podem levar um sistema à instabilidade e possivelmente ao colapso. Neste contexto, a análise de pontos operativos do sistema deve conter o diagnóstico quanto sua estabilidade, margem de carga e determinação de ações de controle. Por se tratar de um campo muito vasto de estudo, este trabalho se concentra nos efeitos de compensação de potência reativa no cálculo de margem de carga. Para isso, algumas ferramentas de comprovada eficiência são empregadas. Portanto, uma associação entre as informações obtidas pelo método da continuação e pela curva QV é desenvolvida. Para este fim, programas já conhecidos e desenvolvidos na literatura são empregados. O objetivo é extrair informações relevantes e discutir seus efeitos em sistemas elétricos de potência. Para este fim, quatro sistemas testes (IEEE-14, IEEE-30, IEEE-57 e IEEE-118 barras) serão estudados. Numa primeira etapa, as barras críticas, as barras para compensação de perda ativa e as barras sujeitas ao monopólio de potência reativa são identificadas; numa segunda etapa a margem de carga é calculada através do método da continuação. Finalmente, a curva QV é levantada para o caso base, para um ponto de operação próximo ao colapso com e sem compensação de potência reativa. Os resultados obtidos mostram que a metodologia proposta pode ser útil na determinação de uma política de compensação de potência reativa visando evitar problemas de colapso de tensão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.relation.referencesPEREIRA, Luís Carlos da Silva. Política de controle de tensão com a utilização da curva QV. 2007. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.pt_BR
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