Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorOLIVEIRA NETO, Rieder de-
dc.date.issued2016-01-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA NETO, Rieder de. Análise Técnica e Econômica do aproveitamento energético do Calor Residual em Motores de Combustão Interna usando o ORC. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/377-
dc.description.abstractNeste trabalho de dissertação, fez-se uma pesquisa sobre o potencial de aproveitamento energético em um motor que utiliza um tipo de combustível fóssil (diesel). Foi realizado um estudo de caso, através de simulações no software HYSYS versão 8.6 da ASPENtech®, sobre o aproveitamento energético do calor descartado nos gases de exaustão de um motor do combustão interna (MCI). Foi realizado um estudo técnico-econômico com o objetivo de aumentar a eficiência na produção de energia elétrica e, assim, diminuir o consumo de combustível e as emissões de poluentes. Para tal, duas configurações de ORC (Organic Rankine Cycle) foram sugeridas, uma com o suprimento da água de condensação feito diretamente pela rede urbana de distribuição de água e a outra com um sistema de resfriamento para essa água, este último visa à implantação da planta ORC em locais onde há escassez ou dificuldade em obter água. Ambos os sistemas simulados conseguiram aumentar em até, aproximadamente, 20% a produção de eletricidade, com uma produção ligeiramente maior de energia pelo sistema que usa água da rede urbana. A análise econômica inclui um modelo econômico baseado no CEPCI (Chemical Egineering Plant Cost Index) e mostrou que o retorno financeiro na implantação do sistema ORC pode acontecer em no mínimo seis anos e três meses. Assim, conclui-se que o sistema ORC pode ser instalado em qualquer região, sem que haja muitas perdas em seu rendimento, e é uma solução adequada, tecnologicamente, para aproveitar o calor rejeitado nos gases de escape de um MCI, mas que ainda necessita de incentivos dos governos para que seja amplamente aplicada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAnálise Técnica e Econômica do aproveitamento energético do Calor Residual em Motores de Combustão Interna usando o ORC.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.área.concentraçãoIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages126 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseCiclo Rankine Orgânicopt_BR
dc.keywords.portugueseGás de exaustãopt_BR
dc.keywords.portugueseMotor de combustão internapt_BR
dc.keywords.portugueseAnálise técnicapt_BR
dc.keywords.portugueseAnálise econômicapt_BR
dc.keywords.englishOrganic Rankine Cyclept_BR
dc.keywords.englishExhaust gaspt_BR
dc.keywords.englishInternal combustion enginept_BR
dc.keywords.englishTechnical analysispt_BR
dc.keywords.englishEconomic analysispt_BR
dc.orientador.principalCORONADO, Christian Jeremi Rodriguez-
dc.orientador.coorientadorSOTOMONTE, César Adolfo Rodriguez-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia Mecânicapt_BR
dc.pg.areaConversão de Energiapt_BR
dc.date.available2016-03-08T14:05:59Z-
dc.date.accessioned2016-03-08T14:05:59Z-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica-
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