Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/382
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LOPES, Ana Carolina Carneiro | - |
dc.date.issued | 2014-03-28 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Ana Carolina Carneiro. A presença feminina no corpo docente dos cursos de Engenharia das instituições precursoras da Universidade Federal de Itajubá. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/382 | - |
dc.description.abstract | Trabalhos acadêmicos que abordam gênero, seja como objeto de estudo, seja como categoria de análise, são importantes para estimular e ampliar a inserção feminina em todos os campos da ciência, como também refletir sobre a trajetória das mulheres e seu posicionamento nas carreiras acadêmicas e tecnológicas. Neste sentido, o presente trabalho foi realizado com o intuito de apresentar a história da inserção feminina na docência dos cursos de engenharia nas instituições precursoras da Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, no período de 1913 a 2002. Para tanto, elaboramos um breve histórico da criação dessas instituições e realizamos um levantamento das mulheres que compuseram seu quadro docente. Elaboramos, com base em entrevistas semiestruturadas e em currículos vitae pequenas biografias de nove destas docentes. Por fim, destacamos aspectos que segundo essas professoras influenciaram seu desenvolvimento profissional nestas instituições. Localizamos nas primeiras nove décadas de funcionamento 23 mulheres docentes, que representavam 6,5% do corpo docente. Destas docentes, 11 eram concursadas, dez concursadas atuaram nos cursos de engenharias e duas conquistaram o mais alto posto da carreira acadêmica. De acordo com os dados obtidos nas entrevistas, inferimos que fatores sociais e culturais interferiram em suas escolhas profissionais e trajetórias acadêmicas, tais como: família, brincadeiras de infância, escola, meios de comunicação e socialização de gênero. | pt_BR |
dc.title | A presença feminina no corpo docente dos cursos de Engenharia das instituições precursoras da Universidade Federal de Itajubá. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 103 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | História da Ciência e Tecnologia no Brasil | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | História das mulheres na Ciência no Brasil | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | História da Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.keywords.english | History of science and techology in Brazil | pt_BR |
dc.keywords.english | Women’s history in the brazilian science | pt_BR |
dc.keywords.english | The history of Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.orientador.principal | CAVALARI, Mariana Feiteiro | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2016-03-11T13:08:50Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-11T13:08:50Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_lopes_2014.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.