Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/382
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLOPES, Ana Carolina Carneiro-
dc.date.issued2014-03-28-
dc.identifier.citationLOPES, Ana Carolina Carneiro. A presença feminina no corpo docente dos cursos de Engenharia das instituições precursoras da Universidade Federal de Itajubá. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/382-
dc.description.abstractTrabalhos acadêmicos que abordam gênero, seja como objeto de estudo, seja como categoria de análise, são importantes para estimular e ampliar a inserção feminina em todos os campos da ciência, como também refletir sobre a trajetória das mulheres e seu posicionamento nas carreiras acadêmicas e tecnológicas. Neste sentido, o presente trabalho foi realizado com o intuito de apresentar a história da inserção feminina na docência dos cursos de engenharia nas instituições precursoras da Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, no período de 1913 a 2002. Para tanto, elaboramos um breve histórico da criação dessas instituições e realizamos um levantamento das mulheres que compuseram seu quadro docente. Elaboramos, com base em entrevistas semiestruturadas e em currículos vitae pequenas biografias de nove destas docentes. Por fim, destacamos aspectos que segundo essas professoras influenciaram seu desenvolvimento profissional nestas instituições. Localizamos nas primeiras nove décadas de funcionamento 23 mulheres docentes, que representavam 6,5% do corpo docente. Destas docentes, 11 eram concursadas, dez concursadas atuaram nos cursos de engenharias e duas conquistaram o mais alto posto da carreira acadêmica. De acordo com os dados obtidos nas entrevistas, inferimos que fatores sociais e culturais interferiram em suas escolhas profissionais e trajetórias acadêmicas, tais como: família, brincadeiras de infância, escola, meios de comunicação e socialização de gênero.pt_BR
dc.titleA presença feminina no corpo docente dos cursos de Engenharia das instituições precursoras da Universidade Federal de Itajubá.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages103 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseHistória da Ciência e Tecnologia no Brasilpt_BR
dc.keywords.portugueseHistória das mulheres na Ciência no Brasilpt_BR
dc.keywords.portugueseHistória da Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.keywords.englishHistory of science and techology in Brazilpt_BR
dc.keywords.englishWomen’s history in the brazilian sciencept_BR
dc.keywords.englishThe history of Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.orientador.principalCAVALARI, Mariana Feiteiro-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2016-03-11T13:08:50Z-
dc.date.accessioned2016-03-11T13:08:50Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_lopes_2014.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.