Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorDIAS, Welinton-
dc.date.issued2006-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3831-
dc.description.abstractThe demand for foreign equipments in teaching institutions is well-know. To properly train an engineer, a lot of hours in several equipments are required. This is a problem if the equipments are expensive. The problem increases if manufacturing automation and control are focus. The number of equipments needed to simulate real industrial problems is enormous and even if considering the unlikable possibility that founds are not the problem, the physical space would be. To overcome this problem, the present work introduces a robotic and manufacturing framework. Based on the virtual reality present on games this framewo rk enables one to generate any desirable rigid-body scenario raging from manufacturing process to robot, manipulators, pneumatic engines and others. The graphics quality as well its physical behaviors enables an operator to live a realistic immersion in the virtual environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectControle e automação da manufaturapt_BR
dc.subjectTreinamento em robóticapt_BR
dc.subjectManufatura integradapt_BR
dc.titleAmbiente de desenvolvimento de manufatura virtualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2023-06-30-
dc.date.available2023-06-30T19:42:01Z-
dc.date.accessioned2023-06-30T19:42:01Z-
dc.contributor.advisor1HONÓRIO, Leonardo de Mello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4319412527458142pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SOUZA, Luiz Edival de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0598108864998706pt_BR
dc.description.resumoA demanda por equipamentos importados em instituições de ensino é um fato conhecido. Este problema se agrava quando a área envolvida é o controle e automação da manufatura, onde os equipamentos utilizados possuem um alto custo. Para que um treinamento de controle destes equipamentos seja tido como satisfatório é necessário que um aluno, além do estudo teórico, faça diversas simulações e observe as respostas dos diversos equipamentos e das formas de programação e ajuste. Para contornar esta situação este projeto propõe a montagem de um ambiente virtual para treinamento em robótica e manufatura integrada. Utilizando técnicas semelhantes às dos tão conhecidos jogos em realidade virtual será construído um ambiente onde será possível a visualização, montagem e programação de quaisquer processos de manufatura, como robôs, mesas pneumáticas, esteiras, etc. A qualidade gráfica da simulação, bem como seu comportamento físico coerente e sua flexibilidade permitem uma imersão realística no ambiente virtual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.relation.referencesDIAS, Welinton. Ambiente de desenvolvimento de manufatura virtual. 2006. 81f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2006.pt_BR
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