Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/383
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTORRES, Flávia Maria Carneiro-
dc.date.issued2014-02-26-
dc.identifier.citationTORRES, Flávia Maria Carneiro. Trabalho Colaborativo baseado em Recursos Educacionais Abertos: uma experiência no Ensino de Ciências. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/383-
dc.description.abstractEste trabalho busca compreender, por meio de uma oficina pedagógica, as relações existentes entre os estudantes de ciências de uma turma de oitavo ano e os recursos de TIC que permeiam o contexto educacional da atualidade. Sabe-se que um processo educativo, centrado no aluno, significa não apenas a introdução de novas tecnologias na sala de aula, mas, principalmente, uma reorganização de todo o processo de ensino. Diante deste fato, este trabalho tem como objetivo investigar as percepções dos alunos em relação a uma experiência colaborativa baseada em recursos educacionais abertos. Para isto, foi utilizada uma abordagem qualitativa e proposta uma pesquisa empírica com 34 alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de educação de Minas Gerais, situada em Itajubá, MG. Como ponto de partida, foi investigado o perfil tecnológico dos estudantes, usando-se um questionário. O conhecimento sobre os hábitos e habilidades dos alunos auxiliou no planejamento da oficina pedagógica, que proporcionou aos estudantes uma experiência de atividade colaborativa baseada em Recursos Educacionais Abertos e gerou como produto educacional, uma aplicação de hipermídia que apresenta conteúdos de autoria dos alunos. A fim de investigar os resultados da experiência proposta, foram-se aplicadas entrevistas semiestruturadas. Com os resultados das análises, espera-se que este estudo possa contribuir para o conhecimento das percepções dos alunos em relação a uma intervenção pedagógica inovadora e agregar informações para assuntos de interesse para a comunidade escolar, como uso de TIC, REA e trabalho colaborativo no ensino de ciências, que ainda precisam ser muito discutidos no contexto do ensino fundamental.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleTrabalho Colaborativo baseado em Recursos Educacionais Abertos: uma experiência no Ensino de Ciências.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages121 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.keywords.portugueseRecursos Educacionais Abertos (REA)pt_BR
dc.keywords.portugueseTecnologias da Informação e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.keywords.portugueseTrabalhos colaborativospt_BR
dc.keywords.portugueseOficinas Pedagógicaspt_BR
dc.keywords.englishScience Educationpt_BR
dc.keywords.englishOpen Educational Resources (OER)pt_BR
dc.keywords.englishInformation and Communication Technologies (ICT)pt_BR
dc.keywords.englishCollaborative workpt_BR
dc.keywords.englishEducational workshoppt_BR
dc.orientador.principalKIRNER, Tereza Gonçalves-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaTecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2016-03-11T13:18:30Z-
dc.date.accessioned2016-03-11T13:18:30Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_torres_2014.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.