Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Gabriela Corrêa dos-
dc.date.issued2023-05-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3856-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de astronomiapt_BR
dc.subjectTema geradorpt_BR
dc.subjectTrês momentos pedagógicospt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectFusão nuclearpt_BR
dc.titleA aplicação de uma sequência didática de modo a otimizar a aprendizagem do conteúdo de fusão nuclear utilizando como tema gerador a evolução estelar.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2023-07-19-
dc.date.available2023-07-19T14:22:23Z-
dc.date.accessioned2023-07-19T14:22:23Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6270080384272674pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Agenor Pina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5871402136758674pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é verificar os resultados da aplicação de uma Sequência Didática (SD) para o ensino do conteúdo de fusão nuclear a partir da utilização do tema gerador evolução estelar. Este trabalho foi desenvolvido na disciplina AST 001: Conceitos de Astronomia do curso de Licenciatura em Física de uma universidade federal, durante o mês de julho de 2022, num total de 16 aulas, cada uma de 50 minutos. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários, gravações das aulas em áudio, diário de bordo e atividades avaliativas elaboradas no decorrer do desenvolvimento da sequência didática. Todas as atividades desenvolvidas foram estruturadas a partir dos Três Momentos pedagógicos de Delizoicv: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Foram aplicados dois questionários, o primeiro (pré-SD) no início e o outro no fim (pós-SD) da aplicação do trabalho, e cinco atividades avaliativas. Os dados do questionário pré-SD serviram para identificar o “perfil” do aluno ingressante no curso de Licenciatura em Física, assim como verificar quais conhecimentos em relação temática foram estudadas por eles no ensino médio. O segundo questionário foi utilizado para verificar se a proposta de ensinar fusão nuclear a partir da evolução estelar foi bem-sucedida, isso é, para verificar a aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos abordados durante a aplicação da SD. As atividades avaliativas versaram sobre o tema evolução estelar e sua relação com o contudo fusão nuclear. Apesar de apenas 7 alunos terem participado de todas as atividades desenvolvidas na SD, foi possível perceber que os estudantes se envolveram nas aulas e que os resultados encontrados mostraram que o trabalho foi bem-sucedido e que as respostas fornecidas pelos estudantes nas questões do questionário pós-SD foram bem mais elaboradas do que as fornecidas para as questões do questionário da pré-SD.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesSANTOS, Gabriela Corrêa dos. A aplicação de uma sequência didática de modo a otimizar a aprendizagem do conteúdo de fusão nuclear utilizando como tema gerador a evolução estelar. 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023.pt_BR
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