Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/391
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LAMEU, Lucas de Paulo | - |
dc.date.issued | 2014-04-30 | - |
dc.identifier.citation | LAMEU, Lucas de Paulo. Efeito Fotoelétrico no Ensino Fundamental: Uma proposta à luz da Teoria dos Campos Conceituais. 2014. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/391 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho descreve uma proposta de elaboração, aplicação e análise de um Módulo Didático que aborda o tema Efeito Fotoelétrico. O público alvo escolhido para aplicação é formado por alunos do último ano do Ensino Fundamental, já que há poucos trabalhos na área de Ensino de Física que se preocupam com a introdução da Física Moderna nesta etapa da Educação Básica. O Módulo Didático é constituído por três aulas, que foram embasadas metodologicamente nos Três Momentos Pedagógicos. A escolha do Efeito Fotoelétrico advém da Teoria dos Campos Conceituais, vista como instrumento que pode auxiliar no planejamento e na análise de atividades de intervenções didáticas. Nesta perspectiva, são criadas Situações dentro do Módulo Didático, no sentido de tarefas a serem realizadas, de onde serão investigados quais são os Conceitos-em-ação e os Teoremas-em-ação referentes ao tema Efeito Fotoelétrico elencados pelos alunos e como tais Invariantes operatórios se aproximam de conceitos e teoremas científicos. A organização dos dados é apoiada pela Análise de Conteúdo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Efeito Fotoelétrico no Ensino Fundamental: Uma proposta à luz da Teoria dos Campos Conceituais. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 143 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Efeito Fotoelétrico | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Teoria dos Campos Conceituais | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Três Momentos Pedagógicos | pt_BR |
dc.keywords.english | Photoelectric Effect | pt_BR |
dc.keywords.english | Elementary School | pt_BR |
dc.keywords.english | Conceptual Fields Theory | pt_BR |
dc.keywords.english | Three Pedagogical Moments | pt_BR |
dc.orientador.principal | REZENDE JUNIOR, Mikael Frank | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2016-03-14T13:22:19Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-14T13:22:19Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_lameu_2014.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.