Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3921
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIRULEGUI, Roseane de Souza Candido-
dc.date.issued2013-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3921-
dc.description.abstractTechnologies invade our daily lives and are present in teaching. The school exercises its power in relation to knowledge and use of technologies involving teachers, students, and content to be learned. However, the appropriate use of technology for education requires strategies that enable and leverage the integration of media in education, avoiding dispersion and consequent difficulty of use. In this sense, trends in the use of technology in education point to some elements, including gamification, augmented reality, massive open online course (MOOC), etc. In some disciplines, specifically Histology, technology emerges as a complementary tool in the process teaching. The ability to minimize issues related to practical activity and complement the study through educational applications are factors related to the use of technologies. In this discipline there are few educational initiatives involving advanced technologies, such as augmented and learning environments in search of MOOCs. This research presents the development of educational applications in histology using augmented in massive open online courses reality environments. For this, involving multiple media components such as text, image, sound, video and 3D objects, which have been integrated into educational applications of Histology with augmented reality have been developed. The main objective is to create augmented reality applications covering requirements for the composition of a massive open online course (MOOC) Histology. To do so, the elaborate applications have been submitted and evaluated by students of a medical course. Data analysis enabled us to understand students' difficulties with the application as well as the potential application of which converge with the requirements for the construction of a massive open online course and composed both by thematic content developed for the student, as the content developed to support the teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectHistologiapt_BR
dc.subjectMOOCpt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.subjectMultimídiaspt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.titleDesenvolvimento de aplicações educacionais com realidade aumentada para um curso massivo aberto on-line de histologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2023-10-27-
dc.date.available2023-10-27T12:48:08Z-
dc.date.accessioned2023-10-27T12:48:08Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4189938362181409pt_BR
dc.contributor.advisor1KIRNER, Claudio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277705848688464pt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias invadem o nosso cotidiano e se fazem presentes no ensino. A escola exerce seu poder em relação aos conhecimentos e ao uso das tecnologias envolvendo professores, alunos e conteúdos a serem aprendidos. No entanto, a utilização adequada da tecnologia em prol da educação requer estratégias que possibilitem e potencializem a inserção das mídias na educação, evitando sua dispersão e consequente dificuldade de utilização. Nesse sentido, as tendências do uso de tecnologia na educação apontam para alguns elementos, incluindo gamificação, realidade aumentada, curso massivo aberto on-line (MOOC), etc. Em algumas disciplinas, especificamente Histologia, a tecnologia surge como uma ferramenta complementar no processo de ensino. A possibilidade de minimizar aspectos relacionados à atividade prática e ao complemento do estudo por meio de aplicações educacionais são fatores positivos relacionados ao uso das tecnologias. Nesta disciplina existem poucas iniciativas educacionais envolvendo tecnologias avançadas, tais como realidade aumentada e ambientes de aprendizagem no formato de MOOCs.Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de aplicações educacionais na área de Histologia usando realidade aumentada em ambientes de cursos abertos massivos online. Para isto, foram desenvolvidos componentes envolvendo várias mídias como texto, imagem, som, vídeo e objetos 3D, os quais foram integrados em aplicações educacionais de Histologia com realidade aumentada. O objetivo principal é elaborar aplicações com realidade aumentada contemplando requisitos para a composição de um curso massivo aberto on-line (MOOC) de Histologia. Para tanto, as aplicações elaboradas foram apresentadas e avaliadas por alunos de um curso de Medicina. A análise dos dados possibilitou compreender dificuldades dos alunos com a aplicação bem como os potenciais da aplicação que convergem com os requisitos necessários para a construção de um curso massivo aberto e on-line, constituído tanto pelo conteúdo temático desenvolvido para o aluno, quanto pelo conteúdo de apoio desenvolvido para o professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIÊNCIASpt_BR
dc.relation.referencesIRULEGUI, Roseane de Souza Candido. Desenvolvimento de aplicações educacionais com realidade aumentada para um curso massivo aberto on-line de histologia. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_201343792.pdf401,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.