Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorNORONHA, Bruno Cavalcante Martins-
dc.date.issued2023-10-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3926-
dc.description.abstractResearch about the contributions of the History of Mathematics in teacher training has been developed by several researchers at the national level over the last few years. In this sense, we ask ourselves: What are the contributions of the study of historical episodes of Mathematics to the formation of Mathematics teachers? In view of this, we sought to identify and analyze the knowledge of Mathematics teachers mobilized by Mathematics undergraduates in the study of historical episodes. For this purpose, data were collected in a study group with undergraduate students in Mathematics at a Federal University in the south of Minas Gerais, which was created with the aim of discussing historical episodes in mathematics. Five meetings were held, so that the first four took place through the online dating platform Google Meet and the last one in person. All meetings were recorded and later transcribed by the researcher. In these meetings, three episodes were discussed, namely: (i) the emergence of non-Euclidean geometry; (ii) the emergence of infinitesimal calculus; and (iii) the emergence of complex numbers. The transcripts were analyzed in order to identify evidence of teachers' knowledge evidenced in the participants' speeches and comments. The results of this investigation indicate that the study of historical episodes can contribute to the mobilization of diferente knowledge of teachers, such as the Content Knowledge domain and its subdomains: Knowledge of Mathematics (CdM) and Knowledge about Mathematics (CsM) and, also, the Pedagogical Content Knowledge domain (PCK) and its subdomains such as Common Content Knowledge (CCK), Content and Student Knowledge (KCS) and Content and Teaching Knowledge (KCT).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectEpisódios históricospt_BR
dc.subjectConhecimento docentept_BR
dc.subjectConhecimento matemático para o ensinopt_BR
dc.titleContribuições do estudo de episódios históricos para a formação inicial: uma análise de conhecimentos de professores de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2023-10-30-
dc.date.available2023-10-30T20:04:12Z-
dc.date.accessioned2023-10-30T20:04:12Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6126579404681966pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALARI, Mariana Feiteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5615760553062573pt_BR
dc.description.resumoPesquisas acerca das contribuições da História da Matemática na formação de professores vêm sendo desenvolvidas por diversos pesquisadores no âmbito nacional ao longo dos últimos anos. Nesse sentido, nos questionamos: Quais são as contribuições do estudo de episódios históricos da Matemática para a formação de professores de Matemática? Diante disso, buscou-se identificar e analisar conhecimentos de professores de Matemática mobilizados por licenciandos em Matemática no estudo de episódios históricos. Para tanto, os dados foram coletados em um grupo de estudos com licenciandos em Matemática de uma Universidade Federal do sul de Minas Gerais, que fora criado com intuito de discutir episódios históricos da matemática. Foram realizados cinco encontros, de modo que os quatro primeiros aconteceram por meio da plataforma de encontros online Google Meet e o último presencialmente. Todos os encontros foram gravados e posteriormente transcritos pelo pesquisador. Nestes encontros foram discutidos três episódios, a saber: (i) o surgimento da geometria não-euclidiana; (ii) o surgimento do cálculo infinitesimal; e (iii) o surgimento dos números complexos. As transcrições foram analisadas de modo a identificar indícios dos conhecimentos de professores evidenciados nas falas e comentários dos participantes. Os resultados desta investigação indicam que o estudo de episódios históricos pode contribuir para a mobilizações de diversos conhecimentos de professores, tais como o domínio de Conhecimento do Conteúdo e seus subdomínios: Conhecimento de Matemática (CdM) e o Conhecimento sobre Matemática (CsM) e, também, o domínio de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) e seus subdomínios como o Conhecimento Comum do Conteúdo (CCK), o Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes (KCS) e o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino (KCT).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesNORONHA, Bruno Cavalcante Martins. Contribuições do estudo de episódios históricos para a formação inicial: uma análise de conhecimentos de professores de matemática. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023.pt_BR
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