Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3947
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORREIA, Ana Caroline Vieira-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3947-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the implications of a didactic sequence, based on scientific dissemination resources and actions that focus on bringing basic education students closer to university researchers and their real work contexts, to approach aspects of the nature of science. science (NOS). This work is a qualitative field research, developed in a public school, with students of the 1st year of high school. Through an explicit NOS approach, the activities were promoted in stages, which consisted of an application of a previous questionnaire; reading and discussion of a Scientific Dissemination Text (SDT); visit to the research laboratories of scientists at a local university (action carried out in the context of the extension project “Hoje Vi um Cientista”); and application of final questionnaire. Data were collected through questionnaires and audio recordings, and were analyzed through a Discursive Textual Analysis, seeking to build categories related to the NOS. In this sense, the categories were presented and discussed in 2 topics, namely: Aspects of the NOS that were evident in the didactic sequence and conceptions about the didactic sequence expressed in the final questionnaire. Thus, through the initial questionnaire, the results indicate notions that approach and depart from adequate conceptions. The SDT allowed students to know and reflect on aspects such as the economy of science, productivity and scientific community. During the visit with the scientists it was possible to discuss issues such as the social influences of science, collaboration, ethics in science, the role of fallibility and scientific productivity. Finally, through the final questionnaire, it was clear that the students began to reflect more on certain issues, such as the physical and psychological characteristics of the scientists.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNatureza da ciênciapt_BR
dc.subjectAções de divulgação científicapt_BR
dc.subjectCientistaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleAproximação entre escola e cientistas em atividades de divulgação científica: quais aspectos da natureza da ciência emergem nesse contexto?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2023-11-13-
dc.date.available2023-11-13T11:53:07Z-
dc.date.accessioned2023-11-13T11:53:07Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2047772600906895pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2800602875373171pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar as implicações de uma sequência didática, pautada em recursos e ações de divulgação científica que têm como foco aproximar estudantes da educação básica de pesquisadores da universidade e de seus contextos reais de trabalho, para a abordagem de aspectos da natureza da ciência (NdC). Esse trabalho é uma pesquisa de campo de caráter qualitativa, desenvolvida em uma escola pública, com estudantes do 1° ano do ensino médio. Através de uma abordagem explícita da NdC, as atividades foram promovidas em etapas, que consistiram em uma aplicação de um questionário prévio; leitura e discussão de um Texto de Divulgação Científica (TDC); visita aos laboratórios de pesquisa de cientistas de uma universidade local (ação realizada no contexto do projeto de extensão Hoje Vi um Cientista); e aplicação de questionário final. Os dados foram coletados por meio de questionários e gravações em áudio, e foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva, buscando construir categorias relativas à NdC. Nesse sentido, as categorias foram apresentadas e discutidas em 2 tópicos, sendo elas: Aspectos da NdC que se evidenciaram na sequência didática e concepções sobre a sequência didática expressas no questionário final. Assim, a partir do questionário inicial, os resultados indicam noções que se aproximam e que se afastam de concepções adequadas. O TDC permitiu que os alunos conhecessem e refletissem sobre aspectos como a economia da ciência, produtividade e comunidade científica. Durante a visita com os cientistas foi possível discutir questões como as influências sociais da ciência, colaboração, ética na ciência, papel da falibilidade e produtividade científica. Por fim, por meio do questionário final, foi notório que os alunos passaram a refletir mais sobre determinadas questões, como características físicas e psicológicas dos cientistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesCORREIA, Ana Caroline Vieira. Aproximação entre escola e cientistas em atividades de divulgação científica: quais aspectos da natureza da ciência emergem nesse contexto? 2023. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2023151.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.