Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS JUNIOR, Antonio Alves dos-
dc.date.issued2023-04-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3974-
dc.description.abstractThis work proposes the development of a study to guide the business relationship between Startups and Large Companies, analyzing the network and orchestration mechanisms that govern their interactions, identifying bottlenecks that compromise existing relationships and discussing the best practices that can guide future relationships. Therefore, the concept of Startups and the mechanisms of interaction between them and large corporations in a concept of Open Innovation were explored. The adopted methodology was field study, with bibliographical research and interviews for data collection. As expected results, some aspects identified in the theory on the subject can be confirmed from the interactions with the interviewees. Others will not be so evident and will demonstrate, from the data collected and analyses, the influence of specific characteristics and realities in this process, which are also targets to be discovered in this study. The conclusion of the work should present important contributions for the different actors within this process: the network and orchestration mechanisms between the actors involved; large corporations and the challenge of operationalizing the relationship; and startups, with the challenge of effectively transforming such a relationship into a partnership for successful innovation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectStartupspt_BR
dc.subjectGrandes empresaspt_BR
dc.subjectInovação abertapt_BR
dc.subjectRedespt_BR
dc.subjectOrquestraçãopt_BR
dc.titleAnálise de projetos de desenvolvimento de parcerias de negócios entre startups e grandes empresas em um contexto de inovação aberta: estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2024-01-26-
dc.date.available2024-01-26T13:41:57Z-
dc.date.accessioned2024-01-26T13:41:57Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5112698110874476pt_BR
dc.contributor.advisor1MELLO, Carlos Henrique Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5308382458844172pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MINEIRO, Andréa Aparecida da Costa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5051448221550826pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe ao desenvolvimento de um estudo que oriente o relacionamento de negócios entre Startups e Grandes Empresas, analisando os mecanismos de rede e orquestração que regem suas interações, identificando gargalos que comprometem as relações existentes e discorrendo sobre as melhores práticas que poderão nortear estas relações. Para tanto, explorou-se o conceito de Startups e os mecanismos de interação entre elas e as grandes corporações em um conceito de Inovação Aberta. O método adotado foi estudo de caso, com pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas para coleta de dados. De maneira geral, alguns aspectos identificados na teoria sobre o tema foram confirmados e aprofundados a partir das interações com os entrevistados (Startup, Grande Empresa e Centro de Inovação). A conclusão do trabalho é que o relacionamento de negócios entre Startups e Grandes Empresas é contemporâneo, benéfico para as partes, porém, deve ser criterioso e cuidadoso nas regras e gerenciamentos das etapas para que realmente se obtenha um relacionamento favorável para as partes e uma inovação bem-sucedida. Sugestões de melhorias para as barreiras foram apontadas, a fim de se colaborar para o tema e com o referencial teórico do assunto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesSANTOS JUNIOR, Antonio Alves dos. Análise de projetos de desenvolvimento de parcerias de negócios entre startups e grandes empresas em um contexto de inovação aberta: estudo de caso. 2023. 45 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2024015.pdf415,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.