Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorVIANA, Brenda de Queiroz-
dc.date.issued2023-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3998-
dc.description.abstractIt is important to plan strategically for optimization of resources within educational institutions and seek continuous improvement of the quality of services provided and a strategic management of the main requirements related to teaching, research, and extension. Strategic Planning (SP) is developed as a way to assist in setting objectives, future goals, decision making, monitoring, control, and strategic organization. It should use resources such as mission, vision, values, Strategic Map and SWOT Analysis. In Higher Education Institutions (HEI), there is a need to develop an effective SP, which can align with the budget planning and always be prepared to adapt to possible budget changes and political issues being considered a legal obligation according to the Federal Constitution of 1988, decrees and laws. In Brazil, the planning, orientation, coordination, and supervision of the entire National Higher Education Policy is the responsibility of the Secretary of Higher Education (SESu), which requires the formalization and systematization of your own SP. Based on this premise, this work has as its primary objective to evaluate the actions carried out during the development of the SESu’s SP in order to identify the means of conducting, implementing, and monitoring proposed for the Secretary to meet all necessary requirements in accordance with the guidelines of the Ministry of Education (MEC). In this context, the case study method was employed, using it as an instrument of data collection interviews and remote meetings. Among the main results, it was possible to track the progress of the actions developed in all stages executed for the SESu’s SP, make a comparison with what was executed in the MEC’s SP and what was proposed by the Technical Guide for Strategic Management, seek to identify possible changes and alterations caused by the government transition, as well as model the planning process using Business Process Model and Notation (BPMN) notation and analyze the compressibility of the model.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectQualidade em serviços educacionaispt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.subjectSecretaria de Educação Superiorpt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico: metodologia de condução, aplicação e acompanhamento propostos para a Secretaria de Educação Superior (SESU)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2024-02-29-
dc.date.available2024-02-29T17:27:24Z-
dc.date.accessioned2024-02-29T17:27:24Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1492204157196102pt_BR
dc.contributor.advisor1GAUDÊNCIO, Juliana Helena Daroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9071337247377116pt_BR
dc.description.resumoÉ importante planejar estrategicamente uma otimização dos recursos dentro de instituições de ensino, além de buscar a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados e uma gestão estratégica dos principais requisitos relacionados às dimensões de ensino, pesquisa e extensão. O Planejamento Estratégico (PE) é empregado como forma de auxiliar no delineamento de objetivos e metas futuras, assim como na tomada de decisões para a garantia do monitoramento, controle e organização estratégica, podendo utilizar-se recursos como missão, visão, valores, Mapa Estratégico e Análise SWOT. Em Instituições de Ensino Superior (IES), existe uma necessidade em desenvolver um PE eficaz, eficiente e efetivo, que seja capaz de se alinhar com o planejamento orçamentário e estar sempre preparado para se adaptar frente a possíveis alterações orçamentárias e questões políticas, sendo considerado como obrigação legal segundo a Constituição Federal de 1988, decretos e leis. No Brasil, o planejamento, orientação, coordenação e supervisão de toda a Política Nacional de Educação Superior é responsabilidade da Secretaria de Educação Superior (SESu), a qual necessita da formalização e sistematização de um PE próprio. Partindo desta premissa, este trabalho possui como objetivo principal avaliar as ações realizadas durante o desenvolvimento do Planejamento Estratégico da SESu de modo a identificar os meios de condução, aplicação e acompanhamento propostos para a Secretaria visando atender todos os requisitos necessários em concordância com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). Diante desse contexto, foi empregado o método de estudo de caso, utilizando-se como instrumento de coleta de dados entrevistas e reuniões remotas. Dentre os principais resultados, foi possível acompanhar a condução das ações desenvolvidas em todas as etapas executadas para o PE da SESu, realizar um comparativo com o que foi executado no PE do MEC e o que foi proposto pelo Guia Técnico de Gestão Estratégica, buscar identificar possíveis mudanças e alterações provocadas pela transição governamental, além de modelar o processo da elaboração do planejamento utilizando a notação Business Process Model and Notation (BPMN) e analisar a compressibilidade do modelo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesVIANA, Brenda de Queiroz. Planejamento estratégico: metodologia de condução, aplicação e acompanhamento propostos para a Secretaria de Educação Superior (SESU). 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023.pt_BR
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