Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAZEREDO, Marcel Costa-
dc.date.issued2023-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4050-
dc.description.abstractIt is in the field of Brazilian culture that the richness and development of maracatu de baque virado is revealed with its dances, songs, costumes, percussion orchestra, as well as the construction of an identity marked by social and political dynamics. Immersed in the percussion orchestra, this research emphasizes the drums and the figure of the drum builder with knowledge and technological practices that performs the manufacture and maintenance of the maracatu drums of baque virado. This drum reveals the multiplicity of human and non-human elements in sociotechnical controversies, which weave a complex network of mediators and intermediaries. The methodology of this research seeks to reveal the construction of drums, sounds, technological processes and income generation based on the Actor-Network theory, through open and semi-structured interviews, with the resource of Controversy Cartography and Oligopticon-Maps. The results of this research reveal the fragility of the cultural sector due to the health crisis of Covid-19, generating a series of affectations for the manufacture of the artifact, the increase in prices of materials, the stoppage of the cultural sector and the Aldir Blanc law injecting breath into the cultural sector. It describes the strategies used by the drum builder during the Covid-19 pandemic in the manufacture of the drum (my first instrument), the service at Toninho's joinery and, recently, the resumption of the cultural sector with maracatu workshops and production of drums for maracatuzeiros. From these results, the Oligopticon-Maps were elaborated allowing an immersion in the controversies of the networks revealed in the research. The conclusion of this research is the diversity of elements and technologies in the manufacture of the artifact and the ability to generate income with the artifacts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaracatupt_BR
dc.subjectTamborpt_BR
dc.subjectConstrutorpt_BR
dc.subjectTeoria Ator-Redept_BR
dc.subjectCartografia de controvérsiaspt_BR
dc.subjectGeração de rendapt_BR
dc.titleCultura, desenvolvimento e tecnologia: construção e design de tambores e suas redespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2024-04-18-
dc.date.available2024-04-17T18:43:29Z-
dc.date.accessioned2024-04-17T18:43:29Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5248400291027640pt_BR
dc.contributor.advisor1MELLO, Adilson da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4758034136465394pt_BR
dc.contributor.advisor-co1PIMENTA, Carlos Alberto Máximo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6014753937589029pt_BR
dc.description.resumoÉ no campo da cultura brasileira que se revela a riqueza e o desenvolvimento do maracatu de baque virado com suas danças, cantos, fantasias, orquestra de percussão, bem como a construção da identidade marcada por dinâmicas sociais e políticas. Imerso na orquestra de percussão a presente pesquisa ressalta os tambores e a figura do construtor de tambor com saberes e práticas tecnológicas que realiza a confecção e manutenção dos tambores do maracatu de baque virado. Esse tambor revela a multiplicidade de elementos humanos e não-humanos nas controvérsias sociotécnicas, que tecem uma complexa rede de mediadores e intermediários. A metodologia dessa pesquisa busca revelar a construção dos tambores, sonoridades, processos tecnológicos e geração de renda sustentadas na teoria Ator-Rede, por meio das entrevistas abertas e semiestruturadas, com o recurso da Cartografia de Controvérsias e dos Oligópticon-Maps. Os resultados dessa pesquisa revelam a fragilidade do setor cultural devido à crise sanitária da Covid-19, gerando uma série de afetações para a fabricação do artefato, o aumento de preços nos materiais, a paralisação do setor cultural e a lei Aldir Blanc injetando fôlego no setor cultural. É descrita as estratégias utilizadas para o construtor de tambor durante a pandemia da Covid-19 na fabricação do tambor (meu primeiro instrumento), o serviço na marcenaria do Toninho e, recentemente, a retomada do setor cultural com as oficinas de maracatu e a produção de tambores para os maracatuzeiros. A partir desses resultados foram elaborados os Oligópticon-Maps permitindo uma imersão nas controvérsias das redes reveladas na pesquisa. Conclui-se com essa pesquisa a diversidade de elementos e tecnologias na fabricação do artefato e a capacidade de geração de renda com os artefatos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIRN - Instituto de Recursos Naturaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.relation.referencesAZEREDO, Marcel Costa. Cultura, desenvolvimento e tecnologia: construção e design de tambores e suas redes. 2023. 143 f. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2024061.pdf3,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.