Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4067
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Lucas Mariz-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4067-
dc.description.abstractScientific denialism is present in everyday life through news, social media, and various social environments, including the classroom. Consequently, there is concern about the development of research in the field of Science Education. This study aims to analyze the production of scientific knowledge in this field, seeking to highlight and examine gaps and trends regarding scientific denialism. To contextualize and address these objectives, the research begins with reflections on the history and epistemological constitution of scientific denialism, engaging in a dialogue with denialist movements that give identity to denialism. Subsequently, it addresses conceptions related to Science Education in this context. As a methodological approach, an analytical-comprehensive state of the art research was conducted, focusing on the analysis of primary documents (theses and dissertations) to investigate knowledge production in the field of Science Education regarding scientific denialism. A total of 11 dissertations were analyzed using the Discursive Textual Analysis (DTA) method. Throughout the analysis, it was possible to diagnose that the debate on scientific denialism and its components is incipient within the research field, with some divergences and convergences among authors regarding the final objectives of the theme in the area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNegacionismo científicopt_BR
dc.subjectEstado da artept_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
dc.titleO estado da arte das pesquisas sobre negacionismo científico na educação em ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2024-05-06-
dc.date.available2024-05-06T12:57:22Z-
dc.date.accessioned2024-05-06T12:57:22Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4656716332086438pt_BR
dc.contributor.advisor1ROZENTALSKI, Evandro Fortes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5305114939287917pt_BR
dc.description.resumoO negacionismo científico está presente no cotidiano através de notícias, nas redes sociais e em diferentes ambientes sociais, inclusive na sala de aula. Dessa forma, existe uma preocupação em como se tem desenvolvido as pesquisas no campo da Educação em Ciências. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo analisar a produção de conhecimento científico do referido campo, buscando destacar e analisar lacunas e tendências da área sobre o negacionismo científico. No sentido de contextualizar e responder esses objetivos, a pesquisa se inicia com reflexões acerca da história e constituição epistemológica do negacionismo científico, passando por uma interlocução entre os movimentos negacionistas, compreendendo que são estes movimentos que dão identidade ao negacionismo e, na sequência, são abordadas concepções referentes à Educação em Ciências perante a esse cenário. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa do tipo estado da arte, com uma abordagem analítico-compreensiva, que buscou analisar os chamados “documentos primários” (teses e dissertações) com o intuito de investigar a produção de conhecimento do campo de Educação em Ciências sobre o negacionismo científico. Ao todo, foram analisadas 11 dissertações. O procedimento de análise adotado foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Ao longo da análise, foi possível diagnosticar que o debate sobre o negacionismo científico e os elementos que o compõem se apresentam de forma incipiente dentro do campo da pesquisa, sendo apontadas algumas divergências entre as proposições das pesquisas e algumas convergências em relação aos objetivos finais sobre a temática na área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Lucas Mariz. O estado da arte das pesquisas sobre negacionismo científico na educação em ciências. 2024. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2024070.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.