Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorMALERBA, Adriano-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4072-
dc.description.abstractStudent dropout is a problem that affects higher education institutions around the world, having negative impacts on both students and institutions, whether public or private. It is essential that institutions have tools that help them control evasion, providing managers with an understanding of the educational expectations of students entering higher education, in order to improve understanding of this phenomenon. Recent studies on university dropout prediction using machine learning represent a significant advance in the area of education. By employing the Cross-Validation Technique (K-Fold) along with a variety of classification algorithms such as decision trees, logistic regression, random forest, and support vector machines, among others. This work seeks to understand and anticipate dropout patterns among students. This approach not only identifies risk factors for dropout, but also provides valuable information for educational institutions in developing proactive student retention strategies. By accurately predicting the likelihood of a student dropping out of their studies, universities can intervene early, offering personalized support and additional resources to help students overcome academic and personal challenges. To achieve this, in relation to the student recovery model, LogisticRegression techniques , GradientBoosting and XG Boost obtained similar and promising results, above 90% for graduate F1-Score and dropout F1-score close to 89%. As for the cases of interpretable algorithms, model for student dismissal, the best results were for the Random Forest and Decision Tree models with values of 91% for Graduate F1-Score, 84% for dropout F1-score. This work represents a significant contribution to improving the quality and effectiveness of educational programs, promoting the retention and success of university students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão de alunospt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectPrevisãopt_BR
dc.subjectSeleção de modelospt_BR
dc.titlePrevisão de evasão universitária com aprendizado de máquinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2024-05-21-
dc.date.available2024-05-21T13:04:42Z-
dc.date.accessioned2024-05-21T13:04:42Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4214028309978324pt_BR
dc.contributor.advisor1MORAES, Carlos Henrique Valério de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3460761031788198pt_BR
dc.description.resumoA evasão de alunos é um problema que afeta as instituições de ensino superior no mundo todo, tendo impactos negativos tanto para os alunos quanto para as instituições, sejam elas públicas ou privadas. É essencial, que as instituições tenham ferramentas que os auxiliem no controle da evasão, proporcionando aos gestores a compreensão das expectativas educacionais dos alunos que ingressam no ensino superior, a fim de aprimorar a compreensão desse fenômeno. Os estudos recentes sobre previsão de evasão universitária utilizando aprendizado de máquina representa um avanço significativo na área da educação. Ao empregar a Técnica de Validação Cruzada (K-Fold) juntamente com uma variedade de algoritmos de classificação, como árvores de decisão, regressão logística, floresta aletória e máquinas de vetores de suporte, entre outros. Este trabalho busca entender e antecipar os padrões de evasão entre os alunos. Essa abordagem não apenas identifica fatores de risco para a evasão, mas também fornece informações valiosas para instituições educacionais no desenvolvimento de estratégias proativas de retenção de alunos. Ao prever com precisão a probabilidade de um estudante abandonar seus estudos, as universidades podem intervir precocemente, oferecendo suporte personalizado e recursos adicionais para ajudar os alunos a superar desafios acadêmicos e pessoais.Para isso, em relação ao modelo de recuperação dos alunos as técnicas LogisticRegression, GradientBoosting e XG Boost obtiveram resultados semelhantes e promissores, acima de 90% para F1-Score de formando e F1-score de evasão próximo a 89%. Já para os casos de algoritmos interpretáveis, modelo para desligamento de Alunos, os melhores resultados foram para os modelos Random Forest e Decision Tree com valores de 91% para F1-Score de Formando, 84% para F1-score de evasão. Este trabalho representa uma contribuição significativa para a melhoria da qualidade e da eficácia dos programas educacionais, promovendo a retenção e o sucesso dos alunos universitários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesMALERBA, Adriano. Previsão de evasão universitária com aprendizado de máquina. 2024. 65 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação.) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024.pt_BR
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