Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGUSMÃO, Thiago Coimbra de-
dc.date.issued2024-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4090-
dc.description.abstractThis work aims to draw a profile of undergraduate students who are in the final phase of their training, seeking to identify what contact these students have with TDIC during their training, as well as the understandings they present about what these technologies are, and about the need to include TDIC in the curriculum. An experiment was developed in which the conversion of light energy into electrical energy was demonstrated and semi-structured interviews were carried out with the purpose of identifying the perceptions of such students regarding a remote experiment with the theme of energy. The data demonstrate that initially the understanding of technology is exclusively related to digital devices, and that this understanding expands during the course. There is still a need for better implementation of TDIC in student training so that technology can be used as a teaching tool, as it contributes to the teaching and learning process. When presented with the experiment that was developed, the interest and enthusiasm shown by the undergraduates in applying the experiment in the classroom is notable.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperimento remotopt_BR
dc.subjectLaboratório remotopt_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectEducação e tecnologiaspt_BR
dc.titleAs potencialidades de um experimento controlado remotamente sobre o tema energia renovável: uma análise da percepção de estudantes de um curso de licenciatura em física em fase final de formaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2024-07-05-
dc.date.available2024-07-05T13:06:45Z-
dc.date.accessioned2024-07-05T13:06:45Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6000222316431039pt_BR
dc.contributor.advisor1CAETANO, Thiago Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3744912186894176pt_BR
dc.contributor.advisor-co1REZENDE JUNIOR, Mikael Frank-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6938316407040676pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como proposta traçar um perfil dos licenciandos que se encontram em fase final de formação buscando identificar qual o contato que tais alunos têm com as TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) durante sua formação, assim como as compreensões que apresentam sobre o que são essas tecnologias, e sobre a necessidade da inserção das TDIC como uma ferramenta para o professor no currículo dos licenciandos. Foi desenvolvido um experimento no qual é demonstrada a conversão de energia luminosa em energia elétrica e realizada entrevistas semi-estruturadas com a finalidade de identificar quais as percepções de tais alunos de experimento remoto com o tema energia. Os dados demonstram que inicialmente a compreensão da tecnologia é exclusivamente por meio de dispositivos digitais, e que essa compreensão vai se ampliando durante o curso de licenciatura em Física em suas disciplinas que envolvem tecnologias. Ainda, foi possível também perceber que há necessidade de uma melhor implementação das TDIC na formação dos alunos de maneira que a tecnologia possa ser utilizada como uma ferramenta efetiva para o ensino, uma vez que essa contribui com o processo de ensino. Quando apresentados ao experimento que foi desenvolvido, o interesse e o entusiasmo demonstrado pelos licenciandos com a possibilidade da aplicação do experimento em sala de aula é notório.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesGUSMÃO, Thiago Coimbra de. As potencialidades de um experimento controlado remotamente sobre o tema energia renovável: uma análise da percepção de estudantes de um curso de licenciatura em física em fase final de formação. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2024086.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.