Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4093
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDOMINGUES, João Paulo Telini-
dc.date.issued2024-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4093-
dc.description.abstractConsidering the current expansion of the financial market and the various options of products and services available, financial education becomes essential for individuals to make sensible decisions regarding their finances. However, the lack of financial knowledge and low literacy in this area can lead to problems such as indebtedness and difficulties in resource management. In this context, this study aimed to analyze the level of financial literacy and its relationships with the socioeconomic and demographic profile and financial behavior of the teaching staff of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Southern Minas Gerais (IFSULDEMINAS). The relevance of this study lies in the importance of financial knowledge in making appropriate decisions related to consumption, investment, and resource management. To achieve this, a scientific study with a quantitative and descriptive approach was conducted, using a non-probabilistic convenience sample through a survey-based opinion research, employing a structured questionnaire. The hypotheses of this work were tested using binary logistic regression models. The results of this research showed that the majority of the participating teachers in this study have a high level of financial literacy (60.86%). The tested hypotheses were not confirmed that gender, age group, household and individual income, and the fact of having taken economics and finance courses during their higher education had a significant relationship with the level of financial literacy. Despite the results showing that the majority of teachers have a high level of financial literacy, it is noteworthy that a portion still has not reached this level, emphasizing the importance of the participation of these professionals in the training course proposed in this work. This can increase the contribution to the introduction of this theme in the institution, along with students and society in general. This research can also serve as a basis for future studies on financial literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.titleEducação financeira: um estudo do nível de alfabetização financeira dos servidores docentes do Instituto Federal do Sul de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2024-07-08-
dc.date.available2024-07-08T13:27:05Z-
dc.date.accessioned2024-07-08T13:27:05Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0158547140559198pt_BR
dc.contributor.advisor1MEDEIROS, André Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4069096016693580pt_BR
dc.description.resumoAo considerar o cenário de expansão do mercado financeiro atual e as diversas opções de produtos e serviços disponíveis, a educação financeira torna-se essencial para que os indivíduos possam tomar decisões sensatas em relação às suas finanças. No entanto, a falta de conhecimento financeiro e a baixa alfabetização nesta área podem levar a problemas como endividamento e dificuldades na gestão de recursos. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar o nível de alfabetização financeira e suas relações com o perfil socioeconômico e demográfico e o comportamento financeiro dos servidores docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). A relevância desse estudo se deve à importância do conhecimento financeiro na tomada de decisões adequadas relacionadas ao consumo, investimento e gestão de recursos. Para isto, foi conduzido um estudo científico, com abordagem quantitativa e descritiva, utilizando uma amostra não probabilística por conveniência, por meio de uma pesquisa de opinião survey, mediante questionário estruturado. As hipóteses deste trabalho foram testadas por meio da aplicação de modelos de regressão logística binária. Os resultados obtidos desta pesquisa evidenciaram que a maioria dos docentes participantes deste estudo, possui alto nível de alfabetização financeira (60,86%). As hipóteses testadas não foram comprovadas de que, o sexo, a faixa-etária, a renda familiar e individual e o fato de terem cursado disciplinas da área de economia e finanças no seu período de formação no ensino superior tivessem relação significativa com o nível de alfabetização financeira. Apesar dos resultados mostrarem que a maioria dos docentes possui alto nível de alfabetização financeira, destaca-se que uma parcela ainda não alcançou esse nível de alfabetização, ressaltando a importância da participação desses profissionais no curso de capacitação proposto neste trabalho. Com isto, pode-se aumentar a contribuição na introdução dessa temática na instituição, junto aos alunos e sociedade em geral. Esta pesquisa também pode servir de base para pesquisas futuras sobre alfabetização financeira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesDOMINGUES, João Paulo Telini. Educação financeira: um estudo do nível de alfabetização financeira dos servidores docentes do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2024089.pdf5,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.