Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Frâneli Eduarda Rezende-
dc.date.issued2024-07-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4128-
dc.description.abstractObserving the growing trends in the market and in information technology solutions over the past few years, it is evident that a significant challenge many companies face is determining the best way to price their products and/or services with confidence. Studies indicate that the most used pricing strategy for services offered in the cloud computing structure is value-based pricing. In this context, the objective of this work is to price a platform, which is marketed in the software as a service (SaaS) architecture, considering its perceived value and utilizing a framework proposed by Hinterhuber (2004). To achieve this, an action research is conducted within an information technology company that engages in business-to-business (B2B) commercial relationships. After following the steps of the studied framework, it was concluded that a possible reduction of up to 25% in the current price could be profitable, considering that the main goal of this study and the pricing strategy is to increase the company's market share.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrecificaçãopt_BR
dc.subjectSoftware como serviço (SaaS)pt_BR
dc.subjectEstratégia de preçopt_BR
dc.subjectPrecificação inteligentept_BR
dc.subjectValor percebidopt_BR
dc.titleAnálise dos métodos baseados em valor para precificar um software de inteligência de dadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2024-08-12-
dc.date.available2024-09-12T14:36:13Z-
dc.date.accessioned2024-09-12T14:36:13Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0975341254682532pt_BR
dc.contributor.advisor1PAMPLONA, Edson de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1230433358991861pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MONTEVECHI, José Arnaldo Barra-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2169751971927037pt_BR
dc.description.resumoObservando as tendências crescentes dos últimos anos no mercado e em soluções de tecnologia da informação, nota-se que um desafio que muitas empresas enfrentam é saber exatamente qual é a melhor forma de precificar seus produtos e/ou serviços de forma confiante. Estudos afirmam que a estratégia de precificação mais utilizada para precificar serviços comercializados na estrutura de computação em nuvem é a de valor percebido. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é precificar uma plataforma, a qual é comercializada na arquitetura de software como serviço (SaaS), considerando seu valor percebido e utilizando de um framework proposto por Hinterhuber (2004). Para isso, uma pesquisa-ação é conduzida dentro de uma empresa de tecnologia da informação a qual possui relações comerciais business-to-business (B2B). Após seguir os passos do framework estudado, concluiu-se que uma possível redução de até 25% no preço atual pode ser lucrativa, considerando que o objetivo principal deste estudo e da precificação é aumentar a participação da empresa no mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesCOSTA, Frâneli Eduarda Rezende. Análise dos métodos baseados em valor para precificar um software de inteligência de dados. 2024. 79 f. Dissertação (Mestrado Profpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2024115.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.