Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorSILVA, Sissi Karoline Bueno da-
dc.date.issued2024-09-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4180-
dc.description.abstractIn recent years, there has been a considerable increase in institutions implementing sustainability actions, either to comply with government regulations or because their managers are realizing the need for and importance of improving their practices related to sustainable development. Higher Education Institutions (HEIs) are also part of this scenario. Most notably, federal institutions, such as IFSULDEMINAS, which have a responsibility towards society, acting not only in the training of professionals and future leaders, but also more critical citizens who are aware of their role, as well as having an impact on their surroundings and the community in which they operate. The institution has a strong appeal in sustainability. The general objective of this work was to develop a set of indicators to evaluate sustainable performance in Higher Education Institutions (HEIs), which was done by building a Data Warehouse, guided by a Dimensional Model, the specific objectives were to structure the data collection to prepare the indicators, indicators within the dimensions of the social, environmental and economic tripod, aligned with the Sustainable Development Goals (SDG), that they are capable of to evaluate sustainable performance in Brazilian Higher Education Institutions (HEIs), starting with IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes. The sustainability tripod was devised in 1994 by British sociologist John Elkington. The technical procedure applied for the development of this work was action research. The work was complemented by unstructured interviews with the campus management team composed of the general director, the director of administration and planning and the general coordinator of production and development and the civil servant responsible for the institution's sustainability coordination, who is based in the rectory. It was evidente that the set of indicators were able to contribute to the achievement of the proposed objectives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIESpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.subjectBoas práticas no serviço públicopt_BR
dc.titleProposta de indicadores de sustentabilidade em um instituto federal de educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2024-12-03-
dc.date.available2024-12-03T13:21:55Z-
dc.date.accessioned2024-12-03T13:21:55Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6752580048336982pt_BR
dc.contributor.advisor1FAVARETTO, Fábio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6818699281130228pt_BR
dc.description.resumoTem-se observado nos últimos anos um aumento considerável de instituições implantando ações de sustentabilidade, seja para atender normativos do governo ou porque seus gestores estão percebendo a necessidade e importância de melhorar suas práticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável. As Instituições de Ensino Superior (IES) também se enquadram neste cenário. Mais notadamente as instituições federais, como é o caso do IFSULDEMINAS, que carregam uma responsabilidade perante a sociedade, atuando não apenas na formação de profissionais e de futuros líderes, mas de cidadãos mais críticos e conscientes de seu papel, além de impactarem no entorno e na comunidade em que estão inseridas. A instituição tem um apelo forte na sustentabilidade. O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver um conjunto de indicadores para avaliar o desempenho sustentável em Instituições de Ensino Superior (IES), que foi feito com a construção de um Data Warehouse, direcionado por um Modelo Dimensional, os objetivos específicos foram estruturar a coleta de dados para elaboração dos indicadores, indicadores dentro das dimensões do tripé social, ambiental e econômico, alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), capazes de avaliar o desempenho sustentável em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, a começar pelo IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes. O tripé da sustentabilidade foi idealizado em 1994 pelo sociólogo britânico John Elkington. O procedimento técnico aplicado para o desenvolvimento deste trabalho foi o da pesquisa-ação. O trabalho foi complementado por entrevistas não estruturadas com a equipe de gestão do campus, composta pelo diretor-geral, pelo diretor de administração e planejamento e pelo coordenador geral de produção e desenvolvimento e pelo servidor responsável pela coordenadoria de sustentabilidade da instituição, lotado na reitoria. Evidenciou-se que o conjunto de indicadores foram capazes de contribuir para o alcance dos objetivos propostos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Sissi Karoline Bueno da. Proposta de indicadores de sustentabilidade em um instituto federal de educação. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024.pt_BR
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