Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Paulo Márcio Secundo dos-
dc.date.issued2015-12-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Paulo Márcio Secundo dos. Projeto Turma Ecológica da Escola Estadual Américo de Paiva: resgate de uma história de um projeto interdisciplinar. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/419-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo refletir sobre a trajetória do projeto Turma Ecológica Américo de Paiva (TEAP) desenvolvido na Escola Estadual Américo de Paiva (Monte Santo de Minas- MG), a fim de entender os fatores que caracterizam essa proposta pedagógica como projeto temático, transversal, interdisciplinar e componente relevante da construção coletiva do currículo da instituição. O objetivo das presentes reflexões foi analisar o amadurecimento teórico dessa proposta de ensino e de aprendizagem, seus limites e superações pedagógicas no cotidiano escolar. A abordagem analítica levantou as diretrizes norteadoras do projeto TEAP no período de 2005 a 2011: objetivos, ações, situações pedagógicas apresentadas, processos avaliativos, dentre tantas outras dimensões que um projeto pedagógico precisa ter para ser relevante no processo de ensino e de aprendizagem, e nesse caso, especificamente do processo pedagógico da Educação Ambiental (EA). Analisou-se a longevidade do projeto temático na proposta pedagógica da instituição e as possibilidades de novas perspectivas para a relação entre o docente, o aluno e o conhecimento em relação às questões ambientais. Foram analisados questionários respondidos pelos profissionais da educação da instituição, depoimentos de alunos e diversos registros sobre o projeto TEAP que fazem parte do arquivo da escola. As informações obtidas foram comparadas e confrontadas com as orientações teóricas dos vários autores que tratam dos temas EA e projeto temático. Dentre os aspectos positivos salienta-se esse compromisso ético e científico da instituição com um projeto constante de EA o envolvimento dos alunos, da comunidade escolar com a proposta pedagógica e a incorporação do projeto no plano curricular da escola. Dentre os aspectos negativos ressalta-se a necessidade de que os profissionais da educação da instituição engajarem-se em aperfeiçoamento teórico e no registro sistematizado de suas ações pedagógicas a fim de conferir cada vez mais qualidade ao processo de ensino e de aprendizagem inserido no TEAP. Das reflexões realizadas resultou uma análise sobre o TEAP como uma proposta pedagógica em constante aperfeiçoamento dentro do currículo da instituição. Para a referida escola, a EA é uma fonte permanente de intervenção na relação entre a comunidade e o meio.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleProjeto Turma Ecológica da Escola Estadual Américo de Paiva: resgate de uma história de um projeto interdisciplinar.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages103 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEducação Ambientalpt_BR
dc.keywords.portugueseTransversalidadept_BR
dc.keywords.portugueseProjeto temáticopt_BR
dc.keywords.portugueseConstrução coletiva do currículopt_BR
dc.keywords.portugueseComunidade escolarpt_BR
dc.keywords.englishEnvironmental Educationpt_BR
dc.keywords.englishTransversalpt_BR
dc.keywords.englishThematic projectpt_BR
dc.keywords.englishCollective of curriculum developmentpt_BR
dc.keywords.englishSchool communitypt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Milady Renata Apolinário da-
dc.orientador.coorientadorFURLANI, Juliana Maria Sampaio-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino e Aprendizagem no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2016-03-24T13:07:33Z-
dc.date.accessioned2016-03-24T13:07:33Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_santos5_2015.pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.