Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/423
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFRANCISQUINI, Rozana de Fátima-
dc.date.issued2016-02-19-
dc.identifier.citationFRANCISQUINI, Rozana de Fátima. Identidade Docente e Educação Especial: perfil e história de vida de professores das salas de atendimento educacional especializado da rede de ensino fundamental das escolas municipais de Itajubá/MG. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/423-
dc.description.abstractA ideia dessa pesquisa surgiu do questionamento sobre quais características pessoais e formativas estão presentes na construção da identidade docente (ID) dos professores do atendimento educacional especializado (AEE) do ensino fundamental das escolas municipais de Itajubá/MG, e quais elementos dessa identidade contribuem para atuar com alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). A metodologia de pesquisa utilizada é de natureza qualitativa e os procedimentos de coleta de dados são o questionário com perguntas abertas e fechadas, para conhecer o perfil destes professores, e a entrevista semiestruturada, para identificar elementos da identidade docente de alguns deles. Na primeira parte deste trabalho, o levantamento do perfil, participaram 11 professoras. Dessa análise foram definidos critérios para a seleção das 3 professoras que participaram da segunda parte, a entrevista para pesquisar a construção da identidade docente. Na análise das entrevistas buscou-se identificar os elementos constituintes da identidade docente presentes na história de vida dos professores e suas repercussões na prática com alunos com NEE. Foi possível identificar que o desejo de ser professor pode iniciar na infância e ser reelaborado na vida adulta. As dificuldades na aprendizagem de conteúdos específicos influenciam na escolha da área de atuação na docência e o contato afetivo com o professor é importante na motivação da aprendizagem do aluno com dificuldade. O professor carrega consigo lembranças das características da escola que frequentou, fato que contribuirá para a formação da sua identidade docente. Vimos que as dificuldades socioeconômicas e culturais presentes na trajetória das entrevistadas influenciaram nas suas escolhas pessoais e profissionais e a identificação com os professores da graduação atuou como fator reforçador nas escolhas das áreas de atuação. Todas enfrentaram dificuldades relacionadas à inexperiência profissional e salas de aula com condições precárias. Identificamos que a escolha de atuar na educação especial aconteceu de formas variadas e nem sempre como um desejo imediato do professor. A experiência profissional é um fator importante nessa escolha e que apenas a formação inicial não determina a segurança e os conhecimentos necessários para trabalhar no ensino especial.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleIdentidade Docente e Educação Especial: perfil e história de vida de professores das salas de atendimento educacional especializado da rede de ensino fundamental das escolas municipais de Itajubá/MG.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages97 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseIdentidade Docentept_BR
dc.keywords.portugueseFormação de Professorespt_BR
dc.keywords.portugueseNecessidades Educacionais Especiaispt_BR
dc.keywords.portuguesePerfil dos Professorespt_BR
dc.keywords.englishIdentity Teacherpt_BR
dc.keywords.englishTeacher Educationpt_BR
dc.keywords.englishSpecial Educational Needspt_BR
dc.keywords.englishProfile Teacherspt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Agenor Pina da-
dc.orientador.coorientadorMONTEIRO, Isabel Cristina de Castro-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino e Aprendizagem no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2016-04-08T13:08:38Z-
dc.date.accessioned2016-04-08T13:08:38Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_francisquini_2016.pdf976,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.