Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/423
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FRANCISQUINI, Rozana de Fátima | - |
dc.date.issued | 2016-02-19 | - |
dc.identifier.citation | FRANCISQUINI, Rozana de Fátima. Identidade Docente e Educação Especial: perfil e história de vida de professores das salas de atendimento educacional especializado da rede de ensino fundamental das escolas municipais de Itajubá/MG. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/423 | - |
dc.description.abstract | A ideia dessa pesquisa surgiu do questionamento sobre quais características pessoais e formativas estão presentes na construção da identidade docente (ID) dos professores do atendimento educacional especializado (AEE) do ensino fundamental das escolas municipais de Itajubá/MG, e quais elementos dessa identidade contribuem para atuar com alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). A metodologia de pesquisa utilizada é de natureza qualitativa e os procedimentos de coleta de dados são o questionário com perguntas abertas e fechadas, para conhecer o perfil destes professores, e a entrevista semiestruturada, para identificar elementos da identidade docente de alguns deles. Na primeira parte deste trabalho, o levantamento do perfil, participaram 11 professoras. Dessa análise foram definidos critérios para a seleção das 3 professoras que participaram da segunda parte, a entrevista para pesquisar a construção da identidade docente. Na análise das entrevistas buscou-se identificar os elementos constituintes da identidade docente presentes na história de vida dos professores e suas repercussões na prática com alunos com NEE. Foi possível identificar que o desejo de ser professor pode iniciar na infância e ser reelaborado na vida adulta. As dificuldades na aprendizagem de conteúdos específicos influenciam na escolha da área de atuação na docência e o contato afetivo com o professor é importante na motivação da aprendizagem do aluno com dificuldade. O professor carrega consigo lembranças das características da escola que frequentou, fato que contribuirá para a formação da sua identidade docente. Vimos que as dificuldades socioeconômicas e culturais presentes na trajetória das entrevistadas influenciaram nas suas escolhas pessoais e profissionais e a identificação com os professores da graduação atuou como fator reforçador nas escolhas das áreas de atuação. Todas enfrentaram dificuldades relacionadas à inexperiência profissional e salas de aula com condições precárias. Identificamos que a escolha de atuar na educação especial aconteceu de formas variadas e nem sempre como um desejo imediato do professor. A experiência profissional é um fator importante nessa escolha e que apenas a formação inicial não determina a segurança e os conhecimentos necessários para trabalhar no ensino especial. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Identidade Docente e Educação Especial: perfil e história de vida de professores das salas de atendimento educacional especializado da rede de ensino fundamental das escolas municipais de Itajubá/MG. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 97 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Identidade Docente | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Formação de Professores | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Necessidades Educacionais Especiais | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Perfil dos Professores | pt_BR |
dc.keywords.english | Identity Teacher | pt_BR |
dc.keywords.english | Teacher Education | pt_BR |
dc.keywords.english | Special Educational Needs | pt_BR |
dc.keywords.english | Profile Teachers | pt_BR |
dc.orientador.principal | SILVA, Agenor Pina da | - |
dc.orientador.coorientador | MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2016-04-08T13:08:38Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-08T13:08:38Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_francisquini_2016.pdf | 976,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.