Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorVITÓRIO, Helena de Oliveira-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.citationVITÓRIO, Helena de Oliveira. A compreensão sobre a relação natureza-cultura a partir da crítica à modernidade: o desenvolvimento de uma sequência didática. Itajubá – MG. 2024. 73 f. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4243-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNatureza-culturapt_BR
dc.subjectBruno Latourpt_BR
dc.subjectInterdisciplinarpt_BR
dc.subjectCrítica à modernidadept_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectAnálise hermenêutico-dialéticapt_BR
dc.titleA compreensão sobre a relação natureza-cultura a partir da crítica à modernidade: o desenvolvimento de uma sequência didática.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2025-08-26-
dc.date.available2025-08-26T19:18:43Z-
dc.date.accessioned2025-08-26T19:18:43Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2009216651095479pt_BR
dc.contributor.advisor1MELLO, Adilson da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4758034136465394pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SANTOS, Janaina Roberta dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7432170060094937pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação acompanhou o processo compreensivo de estudantes do primeiro ano do ensino médio sobre a relação natureza-cultura ao serem apresentados à perspectiva interdisciplinar e crítica à modernidade proferida por Bruno Latour. Esta pesquisa se insere no campo interdisciplinar por ser guiada pela perspectiva latouriana que questiona a disciplinarização do conhecimento e integra saberes de diferentes áreas para tecer sua tese de que jamais fomos modernos. Dessa forma, os conceitos e proposições latourianas que visam romper com a dicotomia cultura-natureza, como “rede”, “híbridos” e “Gaia” foram apresentados aos estudantes em meio ao desenvolvimento de uma sequência didática planejada pela professora-pesquisadora. A metodologia adotada para a análise dos dados foi a hermenêutico-dialética. Ao utilizarmos a hermenêutica como guia, entregamos os sujeitos do conhecimento e desta pesquisa aos horizontes do problema, enquanto a dialética, por meio da concepção de que tudo obedece a um processo, permite a análise crítica das contradições e transformações que emergem do contexto e dos discursos dos estudantes. A pesquisa identificou uma síntese temporária-contextualizada de forças contraditórias, pois embora os estudantes demonstrem facilidade em assimilar os aspectos do pensamento moderno que influenciaram uma postura antropocêntrica e utilitarista sobre a natureza e articulem, a partir do contato com conceitos latourianos, uma crítica à dicotomia criada e a necessidade de uma nova postura ética, seus discursos e as próprias posturas narradas apresentam contradições e a presença de uma visão antropocêntrica em seus cotidianos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIRN - Instituto de Recursos Naturaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
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