Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4243
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | VITÓRIO, Helena de Oliveira | - |
dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
dc.identifier.citation | VITÓRIO, Helena de Oliveira. A compreensão sobre a relação natureza-cultura a partir da crítica à modernidade: o desenvolvimento de uma sequência didática. Itajubá – MG. 2024. 73 f. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4243 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Natureza-cultura | pt_BR |
dc.subject | Bruno Latour | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinar | pt_BR |
dc.subject | Crítica à modernidade | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Análise hermenêutico-dialética | pt_BR |
dc.title | A compreensão sobre a relação natureza-cultura a partir da crítica à modernidade: o desenvolvimento de uma sequência didática. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.date.available | 2025-08-26 | - |
dc.date.available | 2025-08-26T19:18:43Z | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-26T19:18:43Z | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2009216651095479 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MELLO, Adilson da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4758034136465394 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | SANTOS, Janaina Roberta dos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7432170060094937 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação acompanhou o processo compreensivo de estudantes do primeiro ano do ensino médio sobre a relação natureza-cultura ao serem apresentados à perspectiva interdisciplinar e crítica à modernidade proferida por Bruno Latour. Esta pesquisa se insere no campo interdisciplinar por ser guiada pela perspectiva latouriana que questiona a disciplinarização do conhecimento e integra saberes de diferentes áreas para tecer sua tese de que jamais fomos modernos. Dessa forma, os conceitos e proposições latourianas que visam romper com a dicotomia cultura-natureza, como “rede”, “híbridos” e “Gaia” foram apresentados aos estudantes em meio ao desenvolvimento de uma sequência didática planejada pela professora-pesquisadora. A metodologia adotada para a análise dos dados foi a hermenêutico-dialética. Ao utilizarmos a hermenêutica como guia, entregamos os sujeitos do conhecimento e desta pesquisa aos horizontes do problema, enquanto a dialética, por meio da concepção de que tudo obedece a um processo, permite a análise crítica das contradições e transformações que emergem do contexto e dos discursos dos estudantes. A pesquisa identificou uma síntese temporária-contextualizada de forças contraditórias, pois embora os estudantes demonstrem facilidade em assimilar os aspectos do pensamento moderno que influenciaram uma postura antropocêntrica e utilitarista sobre a natureza e articulem, a partir do contato com conceitos latourianos, uma crítica à dicotomia criada e a necessidade de uma nova postura ética, seus discursos e as próprias posturas narradas apresentam contradições e a presença de uma visão antropocêntrica em seus cotidianos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IRN - Instituto de Recursos Naturais | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIFEI | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_2025033.pdf | 6,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.