Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorSOUZA, Lidiane La Picirelli de-
dc.date.issued2015-11-27-
dc.identifier.citationSOUZA, Lidiane La Picirelli de. Avaliação do ciclo de vida do sistema veículo/combustível no Brasil. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/425-
dc.description.abstractAs emissões veiculares e o alto consumo de energia vinculado à cadeia de produção e uso de automóveis causam impactos significativos ao meio ambiente. Algumas medidas podem ser implementadas a fim de minimizar os danos causados por essas atividades. O uso eficiente de energia, assim como escolhas por produtos e serviços que liberem menores quantidades de poluentes, são práticas que visam à diminuição dos impactos ao meio ambiente. Existe uma ferramenta de gestão ambiental capaz de quantificar impactos ambientais, analisar produtos, serviços e tecnologias, através da utilização de dados de insumos, energia e emissões ambientais. Esta ferramenta é a Análise do Ciclo de Vida (ACV). O presente trabalho possui o objetivo de realizar análises comparativas dos seguintes sistemas automotivos: veículo com motor de combustão interna, que utiliza a gasolina como fonte de energia (ICEVg); veículo com motor de combustão interna que utiliza etanol como fonte de energia (ICEVe), Veículo com motor de combustão interna que utiliza gasolina e etanol como fontes de energia (ICEVf); Veículo elétrico movido a eletricidade (BEV); Veículo Híbrido plug-in movido a gasolina e eletricidade (PHEV); através da metodologia da ACV. Logo, será realizada uma revisão abrangente dos diferentes cenários, com o objetivo de quantificar e comparar os impactos ambientais provocados por esses sistemas. Os sistemas que utilizam etanol como parte de seu combustível, possuem maiores impactos ambientais para as categorias: eutrofização, acidificação e oxidação fotoquímica. Os sistemas que utilizam gasolina como parte do combustível, possuem os maiores potenciais de impacto para: depleção abiótica, depleção abiótica de combustíveis fósseis e aquecimento global. Veículos que utilizam a bateria de íon de lítio possuem maiores impactos para a toxicidade humana.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAvaliação do ciclo de vida do sistema veículo/combustível no Brasil.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages150 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseACVpt_BR
dc.keywords.portugueseImpacto ambientalpt_BR
dc.keywords.portugueseEmissões veicularespt_BR
dc.keywords.portugueseCombustíveispt_BR
dc.keywords.portugueseAutomóveispt_BR
dc.keywords.englishLCApt_BR
dc.keywords.englishEnvironmental Impactpt_BR
dc.keywords.englishVehicle emissionspt_BR
dc.keywords.englishFuel automobilespt_BR
dc.orientador.principalLORA, Electo Eduardo Silva-
dc.orientador.coorientadorESCOBAR, José Carlos Palacio-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Energiapt_BR
dc.pg.areaEnergia, Sociedade e Meio Ambientept_BR
dc.date.available2016-04-08T17:22:46Z-
dc.date.accessioned2016-04-08T17:22:46Z-
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânica-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia-
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