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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/425
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | SOUZA, Lidiane La Picirelli de | - |
dc.date.issued | 2015-11-27 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Lidiane La Picirelli de. Avaliação do ciclo de vida do sistema veículo/combustível no Brasil. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/425 | - |
dc.description.abstract | As emissões veiculares e o alto consumo de energia vinculado à cadeia de produção e uso de automóveis causam impactos significativos ao meio ambiente. Algumas medidas podem ser implementadas a fim de minimizar os danos causados por essas atividades. O uso eficiente de energia, assim como escolhas por produtos e serviços que liberem menores quantidades de poluentes, são práticas que visam à diminuição dos impactos ao meio ambiente. Existe uma ferramenta de gestão ambiental capaz de quantificar impactos ambientais, analisar produtos, serviços e tecnologias, através da utilização de dados de insumos, energia e emissões ambientais. Esta ferramenta é a Análise do Ciclo de Vida (ACV). O presente trabalho possui o objetivo de realizar análises comparativas dos seguintes sistemas automotivos: veículo com motor de combustão interna, que utiliza a gasolina como fonte de energia (ICEVg); veículo com motor de combustão interna que utiliza etanol como fonte de energia (ICEVe), Veículo com motor de combustão interna que utiliza gasolina e etanol como fontes de energia (ICEVf); Veículo elétrico movido a eletricidade (BEV); Veículo Híbrido plug-in movido a gasolina e eletricidade (PHEV); através da metodologia da ACV. Logo, será realizada uma revisão abrangente dos diferentes cenários, com o objetivo de quantificar e comparar os impactos ambientais provocados por esses sistemas. Os sistemas que utilizam etanol como parte de seu combustível, possuem maiores impactos ambientais para as categorias: eutrofização, acidificação e oxidação fotoquímica. Os sistemas que utilizam gasolina como parte do combustível, possuem os maiores potenciais de impacto para: depleção abiótica, depleção abiótica de combustíveis fósseis e aquecimento global. Veículos que utilizam a bateria de íon de lítio possuem maiores impactos para a toxicidade humana. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Avaliação do ciclo de vida do sistema veículo/combustível no Brasil. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 150 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | ACV | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Impacto ambiental | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Emissões veiculares | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Combustíveis | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Automóveis | pt_BR |
dc.keywords.english | LCA | pt_BR |
dc.keywords.english | Environmental Impact | pt_BR |
dc.keywords.english | Vehicle emissions | pt_BR |
dc.keywords.english | Fuel automobiles | pt_BR |
dc.orientador.principal | LORA, Electo Eduardo Silva | - |
dc.orientador.coorientador | ESCOBAR, José Carlos Palacio | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia de Energia | pt_BR |
dc.pg.area | Energia, Sociedade e Meio Ambiente | pt_BR |
dc.date.available | 2016-04-08T17:22:46Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-08T17:22:46Z | - |
dc.publisher.department | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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